Foto/Reprodução.
Eric Clapton completou 80 anos neste domingo, 30 de março de 2025. Está na estrada há mais de 60 anos e é um dos melhores guitarristas do mundo.
Na década de 1960, muitos músicos britânicos, todos brancos, se inspiraram no blues dos pretos americanos e se projetaram a partir dessa influência.
Esse músicos, quando ainda muito jovens, tiveram dois gurus na Inglaterra, igualmente brancos e um pouco mais velhos: Alex Corner e John Mayall.
Os guitarristas Eric Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck e Mick Taylor se destacaram. Entre as bandas, os Rolling Stones estão no topo das que fizeram blues.
Comecei a ouvir Eric Clapton em 1972, quando a versão simples – e não a original, dupla – do álbum Layla era facilmente encontrada nas lojas de João Pessoa.
O cover do standard Have You Ever Loved a Woman, com as guitarras incríveis de Eric Clapton e Duane Allman, era, e assim permanece, minha faixa preferida.
Acompanho o trabalho do músico desde então, do mesmo modo que conheço toda a sua produção anterior ao Layla, com destaque para os discos do Cream.
Eric Clapton é um dos grandes nomes do rock em todos os tempos, mas é preciso reconhecer que, embora lote shows, nunca foi muito cultuado no Brasil.
Na semana passada, aqui na coluna, já contei um pouco da história de Eric Clapton. Nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, trago meu top 10 dos seus álbuns.
Foto/Reprodução.
BLUES BREAKERS
John Mayall com Eric Clapton, 1966
Eric Clapton atua como guitarrista da banda de John Mayall. Exibe toda a sua destreza na faixa instrumental Hideway e canta o blues Rambling on My Mind.
Foto/Reprodução.
DISRAELI GEARS
Cream, 1967
Disraeli Gears é quase sempre apontado como o melhor álbum do Cream. De vida curta, o Cream era um power trio que Clapton formou com Jack Bruce e Ginger Baker.
Foto/Reprodução.
BLIND FAITH
Blind Faith, 1969
O Blind Faith foi um supergrupo de vida brevíssima. Fez somente um álbum, mas este é antológico. Clapton está ao lado de Stevie Winwood e Ginger Baker.
Foto/Reprodução.
ERIC CLAPTON
Eric Clapton, 1970
Somente em 1970, Eric Clapton gravou seu primeiro álbum solo. Trabalhou com uma grande banda comandada por Leon Russell. Destaque para After Midnight.
Foto/Reprodução.
LAYLA AND OTHER ASSORTED LOVE SONGS
Derek and The Dominos, 1970
Em Layla, Eric Clapton virou Derek, e a banda, The Dominos. Um dos grandes álbuns do rock em todos os tempos. Clapton divide a guitarra com Duane Allman.
Foto/Reprodução.
461 OCEAN BOULEVARD
Eric Clapton, 1974
Álbum de sucesso comercial numa fase em que Eric Clapton estava afundado nas drogas. Tem o cover, popularíssimo, de I Shot de Sheriff, hit de Bob Marley.
Foto/Reprodução.
SLOWHAND
Eric Clapton, 1977
Outro álbum sempre lembrado de Eric Clapton. Um dos melhores dos anos 1970. Traz hits como Wonderful Tonight e Cocaine, ainda presentes em seus shows.
Foto/Reprodução.
JUST ONE NIGHT
Eric Clapton, 1980
Um dos melhores álbuns ao vivo de Eric Clapton. Tecnicamente muito bem captado durante turnê no Japão. O repertório tem blues antológicos e muito rock.
Foto/Reprodução.
UNPLUGGEED
Eric Clapton, 1992
Outro registro primoroso de Eric Clapton ao vivo. Tears in Heaven puxa o repertório, mas o que predomina é o blues. Sem a guitarra, Clapton brilha ao violão.
Foto/Reprodução.
FROM THE CRADLE
Eric Clapton, 1994
Se o melhor de Clapton está no blues, From The Cradle é seu melhor álbum de blues. Declaração de amor ao gênero, reúne standards executados com perfeição.