Sem categoria

OPINIÃO: Cartaxo se cacifa ‘candidato de Lula’ sem apoio de dirigentes partidários

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Divulgação/PT

Com a articulação de aliados, o deputado Luciano Cartaxo (PT) oficializou sua candidatura à prefeito de João Pessoa neste domingo (28).

Chega a essa fase do processo como o único ‘candidato de Lula’ na disputa. 

Conseguiu se cacifar ao formar uma coligação com as duas federações: FeBrasil (PT, PCdoB e PV) e PSOL-REDE. 

Será a opção do eleitorado ideológico, que teme a eleição de um prefeito com agenda bolsonarista.

Aliás, será o único competitivo no campo da esquerda na disputa da capital. O que é fato. A militância goste ou não.

Essa realidade, inclusive, já foi motivo de irritação pública da vice da chapa de Cartaxo, Amanda Rodrigues, que é esposa do ex-governador Ricardo Coutinho e principal interlocutor no processo.

Mas, o fato é que há resistência interna, sentidas pelas ausências simbólicas na convenção. Os presidentes estadual e municipal do PT de João Pessoa, respectivamente, Jackson Macedo e Marcus Túlio, na foram à festa. 

Também não estavam as presidências do PCdoB, Gregória Benário, e do PV, Sargento Denis. Ambos apoiam a reeleição de Cícero Lucena (PP) e devem fazer vista grossa à decisão da Nacional.

A deputada Cida Ramos (PT), do mesmo modo, cumpriu a promessa de se dedicar à campanha pelo interior e deu drible na convenção.

Na outra federação, PSOL-REDE, que aderiu ao projeto após uma manobra da direção psolista, à revelia da maioria dos filiados e também de uma resolução interna da Rede, também não se vê animo de participar da campanha.

Cartaxo sabe disso e vem pregando a unidade em favor de Lula e do projeto do PT para 2026. Bateu nessa tecla em seu discurso, sabendo que este será um oponente extra no processo eleitoral.

Se conseguirá, as urnas dirão. 

Compartilhe

Anterior
Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande em 2024
Próximo
Entrevista: empreendedorismo feminino na Paraíba
Veja também