Sem categoria

Paralimpíadas de Paris 2024: Willians Araújo mira seu 1º ouro paralímpico no judô

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Vai começar mais uma edição dos Jogos Paralímpicos. Paris 2024 começa no dia 28 de agosto e vai até o dia 8 de setembro, reunindo os melhores paratletas do mundo. Nesta edição, 11 paraibanos vão representar o estado e também o Brasil nas disputas. O Jornal da Paraíba vai acompanhar os nossos paratletas no velho continente e, antes do início da competição, apresentar cada um deles. Hoje vamos conhecer melhor Willians Silva de Araújo, atleta do judô.

+ Veja a lista de paraibanos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Willians Silva de Araújo competindo.

(Foto: Ale Cabral/CPB)

Willians Silva de Araújo tem 32 anos e é natural de Riachão do Poço. Ele ficou completamente cego aos 10 anos, em um acidente com uma espingarda. No mundo do paradesporto ele tentou natação e futebol de cegos, mas se encontrou no judô em 2009.

Na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020, Willians Silva de Araújo acabou não indo bem e foi eliminado ainda na primeira luta, muito por conta de um ciclo complicado, em que teve que tratar uma lesão grave.

Wilians Araújo recebendo um prêmio.

(Foto: Ale Cabral/CPB)

Já para Paris 2024 as expectativas são altíssimas. Essa será sua terceira vez em Jogos Paralímpicos, competindo na classe J1, para atletas totalmente cegos. Willians é o atual campeão mundial e líder do ranking mundial na categoria peso pesado do judô (acima dos 90kg), e já tem uma prata em Jogos Paralímpicos, na Rio 2016. Agora, ele quer coroar o ciclo perfeito com o ouro na capital francesa.

Entre as principais conquistas de Willians Silva de Araújo estão o ouro nos Jogos Mundiais da IBSA 2023; o ouro no Mundial de Baku 2022; o ouro no Panamericano de Santiago 2023 e a prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Compartilhe

Anterior
Mais de 8,5 mil crianças estão na fila por vagas em creches na Paraíba
Próximo
Quaest em João Pessoa: 30% se dizem de direita e 27% de esquerda
Veja também