O Conselho Estadual de Políticas Culturais da Paraíba (Consecult-PB) está com inscrições abertas para inserção de novos nomes do setor cultural no Livro dos Mestres e Mestras das Artes (Rema) Canhoto da Paraíba. De acordo com o edital, há três vagas. As inscrições seguem até 2 de outubro.
Conforme o edital, podem se inscrever para reconhecimento como mestre Canhoto da Paraíba paraibanos ou brasileiros que morem na Paraíba há mais de 20 anos. Os mestres devem ter disponibilidade e condições para transmitir seus conhecimentos.
Na seleção, é considerada a relevância da vida e obra para a cultura paraibana, bem como o reconhecimento público das tradições desenvolvidas ao longo da carreira.
Os interessados não podem se autoindicar. Portanto, é preciso que o nome seja apresentado pela sociedade civil ou entidades públicas.
Para efetuar a inscrição, é preciso reunir documentos exigidos no edital. Uma carta de anuência do candidato, além de um dossiê artístico, também devem ser anexados.
Os mestres e mestras reconhecidos pela Lei Canhoto da Paraíba recebem dois salários mínimos mensais como reconhecimento às atividades culturais realizadas ao longo de toda a vida.