Dia da Cachaça: conheça dicas de como usar bebida em receitas culinárias | Foto: Arquivo/Kleide Teixeira.
Kleide_Teixeira
Nesta quinta-feira, 13 de setembro, é comemorado o Dia da Cachaça. A Paraíba se destaca na produção da bebida, que também pode ser utilizada em receitas culinárias.
Dia da Cachaça: Paraíba é segundo maior produtor do país
Pensando nisso, o Jornal da Paraíba apresenta nesta reportagem dicas de como utilizar a cachaça em receitas culinárias, diversificando o uso da bebida que é tão importante para a economia paraibana.
As dicas apresentadas são do chef de cozinha Amisaday Sena, de João Pessoa. Ele explica que, diferente do que muita gente pensa, há várias opções do uso da cachaça na cozinha, para além de um acompanhamento como bebida.
Dessa forma, o uso da cachaça como ingrediente em receitas culinárias pode ser um ponto alto no sabor da comida.
Entre as diferentes formas de usar a bebida em receitas, a mais famosa é a opção de flambar carnes à cachaça. O chef Amisaday explica que no caso do frango, por exemplo, a cachaça pode ser usada para deixá-lo marinando juntamente com outros temperos.
Além das carnes, também é possível usar a bebida em receitas com arroz – o famoso arroz cremoso a base de cachaça! Em um risoto, por exemplo, a bebida brasileira pode ser incluída no lugar do vinho branco.
É possível ainda usar a bebida em sobremesas com frutas. E no caso dos petiscos, a cachaça também pode ser um ótimo ingrediente para temperar carnes e salgados.
Festival sobre cachaças
O Festival Brasil Cachaças acontece em João Pessoa entre os dias 23 e 26 de outubro, explorando a história, o impacto econômico e a influência cultural da bebida em nosso país, na presença de produtores, comerciantes e apreciadores. O evento vai acontecer em vários pontos de João Pessoa, como o Espaço Cultural José Lins do Rego, o auditório do Sebrae e o Hotel Globo, além do Engenho Granraiz.
“O evento vai oferecer palestras, concursos, degustações e vivências que, acreditamos, serão experiências extremamente enriquecedoras tanto para profissionais da área quanto para apreciadores da cachaça”, explica Fernanda Melo, organizadora do evento.