Sem categoria

Veja cidades da PB que avançaram em políticas para crianças e adolescentes e ganharam Selo Unicef

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Campina Grande aparece na posição 273 no ranking de qualidade de vida entre os mais de 5500 municípios brasileiros.

(Foto: Reprodução)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira, as 88 cidades da Paraíba que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Dentre as cidades presentes na lista, estão Campina Grande, Patos e Sousa, que avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência, e agora recebem o Selo Unicef.

Para obter os resultados, as cidades premiadas tiveram que priorizar o cuidar da primeira infância e da adolescência, melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –, investir na saúde física e mental de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências, e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, especialmente de povos e comunidades tradicionais.

Coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios paraibanos certificados com o Selo Unicef, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF na Paraíba o aumento foi de 41,2% (de 52,2% para 73,7%).

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados na Paraíba, a queda foi maior: 46,6% (saindo de 2,4% e chegando a 1,3%).

Após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 88 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para imunização, educação e proteção contra as violências.

O Selo Unicef será entregue, oficialmente, aos municípios da Paraíba em uma cerimônia em João Pessoa, dia 21 de novembro.

Lista de cidades

Água BrancaAlagoa NovaAlhandraSão João do Rio do PeixeAparecidaArarunaAreiaAroeirasBaia da TraiçãoBaraúnaBarra de SantanaBarra de Santa RosaBom JesusBonito de Santa FéBoqueirãoIgaracyBorboremaBrejo do CruzCabaceirasCabedeloCachoeira dos ÍndiosCajazeirasCampina GrandeCatolé do RochaCubatiCuitéCurral VelhoDamiãoDona InêsDuas EstradasEmasEsperançaFrei MartinhoGurinhémIngáItaporangaJacaraúJericóJunco do SeridóJuripirangaJuruLagoa SecaLucenaMãe d’ÁguaMaltaMarizópolisMogeiroMontadasMonte HorebeMonteiroNatubaNazarezinhoNova FlorestaNova PalmeiraOlivedosOuro VelhoPatosPedra BrancaPedras de FogoPicuíPocinhosPoço DantasPombalPrincesa IsabelQueimadasPedro RégisRiacho de Santo AntônioRio TintoSanta CruzJoca ClaudinoSanto AndréSão BentoSão Domingos do CaririSão FranciscoSão José da Lagoa TapadaSão José de EspinharasSão José de PiranhasSão José do SabugiSão Sebastião do UmbuzeiroSerrariaSolâneaSoledadeSossêgoSousaSuméTavaresUmbuzeiroVieirópolis

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Compartilhe

Anterior
Entrevista: golpe do boleto falso, saiba como se proteger
Próximo
Sine João Pessoa oferece 40 vagas temporárias para operador de vendas
Veja também