Sem categoria

Toffoli deve levar ação da PGR para Plenário do STF e Galdino diz estar confiante

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Felipe Nunes

A ação que pede a inconstitucionalidade da antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia da Paraíba, para o próximo biênio, deverá chegar ao Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos foi isso que indicou nesta quarta-feira (6) o ministro Dias Toffoli.

Em um despacho, ele abriu prazo de 10 dias para manifestação da Assembleia e 5 dias para Advogacia-Geral da União. Além disso, também invocou o artigo 12 da Lei n° 9.868/1999, indicando que levará a análise para o Plenário. 

“A relevância da questão debatida na presente ação direta de inconstitucionalidade enseja a aplicação do rito abreviado do artigo 12 da Lei n° 9.868/1999, a fim de que a decisão seja tomada em caráter definitivo”, assinalou no despacho. 

Em ações semelhantes, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino decidiram de forma monocrática e suspenderam as antecipações nos Estados de Sergipe e Pernambuco – respectivamente. 

No total a PGR ingressou com 13 ações.

O despacho do ministro foi comemorado por aliados do presidente Adriano Galdino (Republicanos), que enxergam ter agora mais tempo.   

O tabuleiro político

Em paralelo, Galdino diz acreditar na manutenção da antecipação, mas adianta que estará preparado para uma possível futura disputa. A tendência, caso ocorra a suspensão da antecipação da eleição, é que ele possa concorrer mais uma vez à Presidência.

Ao Blog, Adriano Galdino lembrou que a atual Mesa Diretora foi eleita com o compromisso de ter sequenciado o trabalho com a outra chapa – prevista para assumir no biênio 2025/2026. 

“Você pode ter uma ou outra abstenção, mas tenho certeza que a absoluta maioria continuará com o nosso projeto, que é coletivo”, avaliou o presidente ao Blog. 

Hoje pela manhã, em entrevista à Rádio CBN, o deputado Hervázio Bezerra (PSB) evitou antecipações ao ser perguntado se apoiará novamente Galdino em uma futura disputa. 

Compartilhe

Anterior
Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil se reúnem em João Pessoa
Próximo
Vitória de Trump nos EUA: o que o Brasil pode ganhar ou perder na economia?
Veja também