Felipe Nunes
Diante de um quadro incerto e, até agora, desfavorável no Supremo Tribunal Federal (STF), considerando as últimas liminares que suspenderam antecipações de eleições de Mesas Diretoras, o presidente da Assembleia paraibana, Adriano Galdino (Republicanos), sinalizou hoje que vai se antecipar aos fatos e convocar uma nova eleição para o biênio 2025/2026.
Ele anunciou a decisão durante a sessão desta terça-feira na Casa.
Segundo Galdino, “há uma previsão que a decisão da Assembleia da Paraíba fique para o próximo semestre. Se a tendência do STF for considerar a eleição antecipada não válida, a gente vai antecipar e fazer essa eleição”.
Na próxima terça Galdino deverá pautar uma mudança no Regimento da Assembleia para adequá-lo ao entendimento do Supremo. E depois será marcada data para a futura eleição.
Adriano vai disputar o pleito com a mesma chapa que foi eleita início do ano passado – para o próximo biênio.
“Lembrando que há 2 anos dialoguei com todo mundo para votar a primeira chapa e para votar a segunda chapa. Vamos registrar a mesma chapa. E naquela oportunidade todos nós que conversamos aqui e tudo o que foi colocado para mim cumprimos”, recordou Galdino.
“Somos diferentes, mas temos que nos preocupar em manter a Casa com unidade. Manter a Casa unida. Se a gente se mantém unido, a gente está forte para fortalecer o Poder Legislativo”, avisou o presidente, em um discurso direcionado aos demais deputados.
Na última semana o ministro Dias Toffoli decidiu mandar para o Plenário o caso da Paraíba.