Sem categoria

Afroturismo: o que é e qual a importância cultural para a valorização da consciência negra

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Dia da Consciência Negra no ‘Papo Jovem’ traz visita pelo centro histórico de João Pessoa com foco na vivência do povo africano na Paraíba..

Mabel Pontes

O afroturismo é uma forma de turismo cultural que tem como foco a valorização da cultura negra. Nesta quinta-feira (21), o episódio especial da série ‘Papo Jovem’ sobre a consciência negra, exibido no Bom Dia Paraíba, mostrou o Centro Histórico de João Pessoa como cenário principal do afroturismo na capital paraibana.

De acordo com o guia de turismo e professor de Artes Visuais formado na UFPB, Felipe Coutinho, responsável pela visita e pelo projeto Apuama de afroturismo, reconhecer os locais que marcam a presença do povo negro na construção da cultura da Paraíba é indispensável para promover o significado de consciência negra na mentalidade jovem e na educação antirracista.

“Imaginar esse espaço riquíssimo em história e no que a gente conhece da nossa população negra é fazer o que a gente já tem feito, trazendo escolas públicas, escolas privadas, jovens, adolescentes e adultos também para entenderem a importância de tudo isso. É dar luz àquilo que precisa ser iluminado”, afirma Felipe.

Afroturismo no ‘Papo Jovem’ e a Consciência Negra

O ‘Papo Jovem’ é uma iniciativa resultado de uma parceria entre a Rede Paraíba de Comunicação e o curso de jornalismo da UFPB, e tem como objetivo aproximar os jovens de temas como política, representatividade e conscientização de causas sociais importantes da sociedade.

Durante o episódio especial sobre a consciência negra, Felipe Coutinho explica o papel do povo negro e da cultura afro-brasileira dentro da capital da Paraíba através do afroturismo e fala sobre a importância de identificar a herança deixada pela comunidade negra para promover a educação antirracista, gerar identificação e enriquecer a vivência da população negra do estado.

Compartilhe

Anterior
Férias coletivas
Próximo
Entrevista: Os desafios da Suprema Corte
Veja também