Ex-presidente Jair Bolsonaro já foi indiciado em três inquéritos da Polícia Federal..
Fernando Frazão/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes do seu governo foram indiciados nesta quinta-feira (21) por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O paraibano Tércio Arnaud, ex-assessor de Bolsonaro, também está na lista de indiciados. Ao todo, 37 pessoas foram indiciados.
O indiciamento é resultado de um inquérito da Polícia Federal que investiga uma tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota para o presidente Lula (PT) nas eleições de 2022. As investigações ocorrem desde o ano passado.
Além de Bolsonaro, também foram indiciados:
o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022;o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin);e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
Bolsonaro já foi indiciado em outras duas investigações da Polícia Federal neste ano: o caso das joias sauditas e a fraude no cartão de vacinas.
Com mais de 800 páginas, o relatório final foi concluído no início da tarde e vai ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-geral da República (PGR) será responsável por denunciar ou não os indiciados ao Supremo. Caso a Corte aceite a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados.
A pena prevista para o crime de Golpe de Estado é de 4 a 12 anos de prisão. O crime de Abolição violenta do Estado democrático de Direito prevê reclusão de 4 a 8 anos. Já o delito de integrar organização criminosa tem pena de 3 a 8 anos de prisão.
Veja a lista de todos os indiciados:
Ailton Gonçalves Moraes BarrosAlexandre Castilho Bitencourt da SilvaAlexandre Rodrigues RamagemAlmir Garnier SantosAmauri Feres SaadAnderson Gustavo TorresAnderson Lima de MouraAngelo Martins DenicoliAugusto Heleno Ribeiro PereiraBernardo Romão Correa NettoCarlos Cesar Moretzsohn RochaCarlos Giovani Delevati PasiniCleverson Ney MagalhãesEstevam Cals Theophilo Gaspar de OliveiraFabrício Moreira de BastosFilipe Garcia MartinsFernando CerimedoGiancarlo Gomes RodriguesGuilherme Marques de AlmeidaHélio Ferreira LimaJair Messias BolsonaroJosé Eduardo de Oliveira e SilvaLaercio VergilioMarcelo BormevetMarcelo Costa CâmaraMario FernandesMauro Cesar Barbosa CidNilton Diniz RodriguesPaulo Renato de Oliveira Figueiredo FilhoPaulo Sérgio Nogueira de OliveiraRafael Martins de OliveiraRonald Ferreira de Araujo JuniorSergio Ricardo Cavaliere de MedeirosTércio Arnaud TomazValdemar Costa NetoWalter Souza Braga NettoWladimir Matos Soares