Foto/Reprodução.
Em 1969, há 55 anos, os Rolling Stones saíram em turnê pelos Estados Unidos. Era a primeira grande excursão da banda britânica em terras americanas.
Os shows dos Rolling Stones eram abertos pelo casal Ike e Tina Turner e pelo guitarrista de blues B.B. King. Às vezes, por Chuck Berry, pioneiro do rock.
O ponto alto da turnê foram as duas apresentações em Nova York. Os Rolling Stones tocaram no Madison Square Garden nos dias 27 e 28 de novembro de 1969.
No setlist, já havia Jumpin’ Jack Flash, Sympathy for the Devil, Honk Tonk Women e Street Fighting Man, mais tarde, verdadeiros clássicos dos Rolling Stones.
O repertório trazia também a blues suite Midnight Rambler, o blues Love in Vain, de Robert Johnson, e os rocks Carol e Little Queenie, de Chuck Berry.
Os shows dos Rolling Stones em Nova York tiveram convidados ilustres na plateia: o guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin e o maestro Leonard Bernstein.
Foto/Reprodução.
As apresentações no Madison Square Garden estão no álbum Get Yer Ya-Ya’s Out!, lançado em 1970. Para muita gente, é o melhor disco ao vivo dos Rolling Stones.
O disco do burrinho, muitos fãs chamam assim. Na capa, tem o burrinho carregando os instrumentos e Charlie Watts com duas guitarras e a cartola do Tio Sam.
Os Rolling Stones decidiram encerrar a turnê com um grande free concert. E marcaram data e local: seis de dezembro no autódromo de Altamont, na Califórnia.
Mas cometeram um erro primário: chamaram os Hell’s Angels para atuar na segurança. O problema era que os anjos do inferno estavam mais para arruaceiros.
O free concert dos Rolling Stones, com muitos convidados, pretendia ser um novo Woodstock. O festival de Woodstock havia sido realizado em agosto daquele ano.
Deu tudo errado. Confusão entre os Hell’s Angels e o público, cenas de violência na plateia e, por fim, o assassinato de um negro na frente do palco dos Rolling Stones.
O homem foi morto a facadas, e o assassinato foi registrado pelas lentes dos irmãos Maysles, documentaristas que filmaram a turnê americana dos Rolling Stones.
O triunfo dos Rolling Stones em Nova York e a tragédia do free concert de Altamont estão no documentário Gimme Shelter, de 1970. É um dos melhores filmes de rock.
Os irmãos Albert e David Maysles, que em 1964 filmaram a primeira ida dos Beatles aos Estados Unidos, assinavam a direção do primeiro filme dos Rolling Stones.
Gimme Shelter é sobre o fim de um sonho que teve seu auge em Woodstock. Diante das moviolas, na sala de montagem, Mick Jagger faz o necessário mea culpa.