Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.
Em discurso, à tribuna, senador Veneziano (PSB-PB).
Foto: Roque de Sá/Agência Senado.
Roque de Sá
A Operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (25) em todo o território nacional. De acordo com o Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, a suspensão da Operação ocorre devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal.
Em entrevista ao jornalista Felipe Nunes, da Rádio CBN Paraíba, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), informou que já iniciou diálogos com ministros do Executivo nacional para viabilizar a liberação de recursos e garantir o retorno da Operação ainda no início desta semana.
“Recebi telefonemas de prefeitos que expressaram preocupações mais do que justificadas com a paralisação no fornecimento de água por meio dos carros-pipa. É importante destacar que a questão não é financeira, mas orçamentária, o que exige uma suplementação orçamentária pelo Ministério do Planejamento para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Gostaria de tranquilizar a população e assegurar que, ainda durante o início desta semana, essa situação estará resolvida”, afirmou Veneziano.
Impactos na Paraíba
De acordo com dados da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o serviço abastece com água potável 159 municípios no estado, atendendo quase 270 mil habitantes.
Uma das cidades beneficiadas pela Operação é Campina Grande, o segundo maior município paraibano. De acordo com a Defesa Civil local, 67 comunidades rurais da cidade são abastecidas por carros-pipa. A interrupção do serviço, segundo o órgão, afeta mais de 3.800 pessoas.
Texto: Pedro Pereira