Sem categoria

Santa Cruz x Treze: relembre cinco jogos históricos do Galo contra a Cobra Coral

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

O Treze encara neste sábado (4) o Santa Cruz em sua primeira partida em 2025. O jogo, inclusive, já é decisivo e vale vaga na 2ª fase da pré-Copa do Nordeste. Nas próximas linhas o Jornal da Paraíba vai relembrar cinco jogos históricos em que o Galo da Borborema levou a melhor contra a Cobra Coral para aumentar ainda mais a expectativa dos trezeanos para o duelo. 

+ Confira a tabela da pré-Copa do Nordeste 2025




(Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Antes de relembrarmos essas cinco partidas históricas, vamos rememorar o início dessa rivalidade interestadual. O primeiro duelo entre Galo e Cobra Coral aconteceu em 1977, quando em amistoso entre os clubes, o Santa venceu o Treze pelo sonoro placar de 6×0. Os gols da partida foram marcados por Nunes (duas vezes), Fumanchu, Betinho, Carlos Alberto Barbosa e Wilson Carrasco.

Santa Cruz 2×2 Treze (Brasileirão Série B de 1989)

Apesar dos confrontos amistosos em anos anteriores, em 1989, quando ambos ainda disputavam o Brasileiro da Série B, o Treze conseguiu a classificação num mata-mata épico.

(Foto: Retalhos Históricos de Campina Grande)

Depois de empatarem em 0 a 0 no Amigão, a decisão acabou indo para o Arruda. E com dois gols do zagueiro Hermes, o Galo abriu 2 a 0 para surpresa dos torcedores tricolores. O Santa ainda foi buscar o empate, mas os gols marcados na casa do adversário acabaram classificando o Treze para a terceira fase da competição.

Santa Cruz 2×4 Treze (Copa do Brasil de 1999)

O sorteio da Copa do Brasil de 1999 colocou frente a frente Santa Cruz e Treze, mais uma vez no Colosso do Arruda, para se enfrentarem de olho em uma vaga na segunda fase do torneio. Toninho, com um golaço, abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Valério, duas vezes, virou a partida para o Galo e colocou os paraibanos à frente no placar.

(Foto: Reprodução)

Já no segundo tempo, Zé Galego ampliou o marcador para o Treze, mas o Santa, com Biliu, diminuiria o placar e lançaria pressão em busca do empate. O balde de água fria veio aos 35 minutos da etapa final, quando Batista fez o quarto gol e classificou o Alvinegro para encarar o Corinthians na segunda fase, em duas partidas que também ficaram marcadas na história do time de Campina Grande.

Treze 2×1 Santa Cruz (Brasileirão Série C de 2012)

Já em 2012, após os dois equilibrados confrontos na Série D do ano anterior, em que os times empataram por 3×3 em Campina Grande e 0x0 no Arruda, Treze e Santa Cruz voltaram a ficar frente a frente, desta vez pela Série C do Brasileirão, no Estádio Amigão.

(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

Diante do seu torcedor e com uma rivalidade aflorada pelos embates decisivos de anos passados, o Treze, que precisava da vitória para se afastar da zona de rebaixamento da Terceirona, se impôs desde os primeiros minutos e fez sua torcida explodir de felicidade com os gols de Assis e Vavá. Dênis Marques, para o Santa, descontou, mas não conseguiu impedir o triunfo galista.

Treze 1×0 Santa Cruz (Brasileirão Série C de 2013)

Na última rodada da Série C do Brasileirão de 2013 a tabela colocou o já classificado Santa Cruz cara a cara com o Treze, que precisava vencer no Estádio Presidente Vargas para avançar ao mata-mata do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. O jogo foi truncado, com as duas equipes pecando na criação das jogadas, o que deixou a partida muito faltosa.

(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)

O empate sem gols seguia até os minutos finais, quando o atacante Giancarlo, de cabeça, fez no apagar das luzes o gol da vitória contra o Tricolor e, consequentemente, da classificação ao mata-mata da Terceirona.

Treze 2×0 Santa Cruz (Brasileirão Série C de 2019)

A última vitória do Galo contra o Tricolor do Arruda aconteceu na Série C de 2019. Vivendo à época um momento delicado na Terceirona, o Galo amargava uma sequência negativa e, por isso, foi para o jogo decidido a ficar com os três pontos. 

(Foto: Ramon Smith / Treze)

Eduardo, no primeiro tempo, e Vanger, no segundo, fizeram os gols do triunfo galista naquela noite de chuva em Campina Grande. A partida marcou uma remontada histórica do Galo rumo à permanência na Série C naquela temporada, que viria a ser sacramentada na última rodada, após empate por 2 a 2 contra o Botafogo-PB, também em Campina Grande.

Leia mais notícias do esporte paraibano em jornaldaparaiba.com.br

Compartilhe

Anterior
Descubra quais são as 10 cidades da Paraíba onde mais choveu em 2024
Próximo
Conheça os primeiros bebês que nasceram na Paraíba em 2025
Veja também