João Pessoa amanheceu com o céu encoberto devido às chuvas intensas.
Reprodução/TV Cabo Branco
Fortes chuvas atingiram João Pessoa na manhã desta terça-feira (28), causando diversos transtornos na cidade. O grande volume de água resultou em alagamentos em várias áreas, deixou o trânsito lento e chegou a invadir residências.
No bairro Esplanada, Francisco viveu momentos de desespero ao acordar com o barulho do muro do quarto desabando e a água invadindo a casa. Ele, a esposa e os dois filhos pequenos ficaram presos no quarto, já que a porta foi bloqueada pelo entulho. Francisco precisou retirar as pedras com a mão para abrir passagem e resgatar a família.
Muro da casa de Francisco desabou após fortes chuvas.
TV Cabo Branco/Reprodução
“Peguei meus filhos e saímos desesperados. O muro caiu em cima do quarto deles. Foi muita água, muito forte. Saí na rua pedindo ajuda e tentando apoiar meus vizinhos. Não sou só eu que estou nessa situação; meus vizinhos também estão passando por isso”, relatou ele.
O muro de um condomínio, que abriga oito residências, também desabou no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa. O local fica ao lado de um barranco que dá acesso a um terreno privado e precisou ser interditado pela Defesa Civil.
“Foram vários chamados e temos procurado priorizar, principalmente os chamados envolvendo vidas. Outros chamados serão atendidos com o passar do dia”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Nunes.
João Pessoa e outros 217 municípios da região permanecem sob alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas.
Transtornos no trânsito
Carro ficou preso em trecho alagado da Avenida Hilton Souto Maior.
TV Cabo Branco/Reprodução
Na BR-230, no sentido José Américo, o trecho entre a Rua Diógenes Chianca e a Avenida Hilton Souto Maior ficou completamente inundado. Um veículo ficou preso no local, e os motoristas precisaram desviar e buscar rotas alternativas para continuar o trajeto. O trânsito ficou lento na região.
A área próxima ao Terminal de Integração do Varadouro, em frente à estação de trem de João Pessoa, também foi totalmente tomada pelas águas, e um ônibus ficou preso no local. Outros veículos tiveram que estacionar em um posto de gasolina devido a problemas mecânicos. As operações dos trens foram suspensas devido ao grande volume de água na região. (leia mais abaixo)
A principal via do bairro do Geisel, a Valdemar Naziazeno, também ficou submersa e impossível de ser transitada. Apesar disso, alguns motoristas decidiram continuar dirigindo pela área.
Viagens de trem foram canceladas
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o tráfego ferroviário na Região Metropolitana de João Pessoa foi interrompido devido às fortes chuvas que caíram nesta terça-feira. Segundo o órgão, o pátio da Estação João Pessoa foi tomado pelas águas, chegando a cobrir as rodas do VLT, que, por motivos de segurança, permanece parado.
A CBTU afirmou que um trem foi liberado com destino a Santa Rita, mas não conseguiu completar o percurso devido à lama e sujeira na via férrea. O trem precisou retornar para João Pessoa e aguarda a desobstrução da linha. O Centro de Controle Operacional (CCO) está monitorando a situação da via e analisando a possível liberação do tráfego ferroviário.
Os trens entre Cabedelo e João Pessoa a Bayeux voltaram a funcionar por volta das 7h30. O transporte continua suspenso entre Bayeux e Santa Rita devido à sujeira na via.