Sem categoria

Furto de água equivalente a 200 carros-pipa afeta abastecimento em cidade da Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Furto de água equivalente a 200 carros-pipa deixa cidade sem abastecimento..

Reprodução/Cagepa

Um esquema de furto de água em Soledade, no Agreste da Paraíba, desviou o equivalente a 200 carros-pipa (1.584 metros cúbicos) e deixou moradores de Juazeirinho sem abastecimento regular por dias. A fraude foi descoberta nesta terça-feira (29) em uma operação conjunta da Polícia Civil e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que também investiga ligações com dois casos de desvio em Cubati, onde duas pessoas foram presas na segunda (28).

A investigação começou após a Cagepa alertar sobre perdas anormais na rede. “A companhia nos procurou e identificou um derrame alto de água no assentamento rural. Fomos ao local e vimos plantações verdejantes em meio a uma região seca”, explicou a delegada Mairam Benevides, da 23ª Delegacia Seccional de Juazeirinho.

LEIA TAMBÉM: 

Servidores de João Pessoa terão ponto facultativo na sexta após Dia do Trabalho

No sítio, foram apreendidas mangueiras, chaves de cano e uma flange. Testes confirmaram cloro na água, comprovando o furto.

A Polícia Civil investiga se há outros pontos de furto de água na região, de acordo com a delegada Mairam Moura, que mencionou uma ação semelhante feita em 20 de abril.

Ao Jornal da Paraíba, a Cagepa informou que vai divulgar uma nota oficial sobre o caso ainda nesta terça-feira (29).

Prisões por furto de água também ocorreram em Cubati

Um dia antes da operação em Soledade, a Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos de desviar água da rede pública em Cubati, município que fica a cerca de 40 km de Juazeirinho.

Em um dos casos, um motorista foi flagrado retirando água de um chafariz público para revenda. “Ele agia como se não fosse crime, mas a água era da Cagepa”, disse a delegada Mairam Moura.

O outro suspeito foi preso por usar uma ligação clandestina para encher um barreiro em sua propriedade rural. Os dois foram autuados em flagrante e liberados após pagamento de fiança.

Já o furto de água em Soledade aconteceu em um trecho da adutora que abastece Juazeirinho. Segundo técnicos da Cagepa, a estimativa de perda foi de 1.584 metros cúbicos — o equivalente a cerca de 200 carros-pipa.

A água desviada era utilizada para irrigar plantações e manter criações de animais

Compartilhe

Anterior
MPPB e Procon recomendam retirada de manteigas adulteradas de fábrica interditada no Sertão
Próximo
Cúpula do PSDB aprova fusão com Podemos
Veja também