Senado
Pouca gente sabe, mas a construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve as digitais de um paraibano. Foi o ex-presidente Epitácio Pessoa quem autorizou o início da obra. O paraibano, filho da cidade de Umbuzeiro, foi homenageado ontem pelo Senado Federal.
A sessão lembrou a trajetória de Epitácio Pessoa, que completaria este ano 160 anos.
Ele esteve na Presidência da República entre 1919 e 1922. Além disso, foi ministro do STF, Procurador-Geral da República, senador e deputado federal. Foi, sem dúvidas, o paraibano que mais ocupou cargos de destaque na história do país.
Epitácio Pessoa
Enquanto esteve na Presidência, Epitácio enfrentou instabilidades políticas. Revoltas populares e também dos militares ‘incendiavam’ o ambiente político brasileiro. Anos depois esses movimentos deram origem ao Estado Novo, com Getúlio Vargas.
Apesar das dificuldades, o paraibano deixou um legado importante para o país. Conseguiu elevar o Brasil em termos de diplomacia, tendo chefiado a delegação brasileira na assinatura do Tratado de Versalhes – após a 1ª Guerra Mundial.
Ontem, de forma justa, muitos paraibanos estiveram no Plenário e recordaram a importância do paraibano para a história brasileira. O pedido de sessão especial foi do senador paraibano Efraim Filho (UB).