Sem categoria

Senado lembra trajetória de paraibano que autorizou construção do Cristo Redentor; saiba quem foi

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Senado

Pouca gente sabe, mas a construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve as digitais de um paraibano. Foi o ex-presidente Epitácio Pessoa quem autorizou o início da obra. O paraibano, filho da cidade de Umbuzeiro, foi homenageado ontem pelo Senado Federal. 

A sessão lembrou a trajetória de Epitácio Pessoa, que completaria este ano 160 anos.  

Ele esteve na Presidência da República entre 1919 e 1922. Além disso, foi ministro do STF, Procurador-Geral da República, senador e deputado federal. Foi, sem dúvidas, o paraibano que mais ocupou cargos de destaque na história do país.

Epitácio Pessoa

Enquanto esteve na Presidência, Epitácio enfrentou instabilidades políticas. Revoltas populares e também dos militares ‘incendiavam’ o ambiente político brasileiro. Anos depois esses movimentos deram origem ao Estado Novo, com Getúlio Vargas. 

Apesar das dificuldades, o paraibano deixou um legado importante para o país. Conseguiu elevar o Brasil em termos de diplomacia, tendo chefiado a delegação brasileira na assinatura do Tratado de Versalhes – após a 1ª Guerra Mundial. 

Ontem, de forma justa, muitos paraibanos estiveram no Plenário e recordaram a importância do paraibano para a história brasileira.  O pedido de sessão especial foi do senador paraibano Efraim Filho (UB).  

Compartilhe

Anterior
Receita libera consulta 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025
Próximo
Visita de Lula na Paraíba entra na ‘previsão’ do Planalto
Veja também