Dia da Consciência Negra no ‘Papo Jovem’ traz visita pelo centro histórico de João Pessoa com foco na vivência do povo africano na Paraíba..
Mabel Pontes
O afroturismo é uma forma de turismo cultural que tem como foco a valorização da cultura negra. Nesta quinta-feira (21), o episódio especial da série ‘Papo Jovem’ sobre a consciência negra, exibido no Bom Dia Paraíba, mostrou o Centro Histórico de João Pessoa como cenário principal do afroturismo na capital paraibana.
De acordo com o guia de turismo e professor de Artes Visuais formado na UFPB, Felipe Coutinho, responsável pela visita e pelo projeto Apuama de afroturismo, reconhecer os locais que marcam a presença do povo negro na construção da cultura da Paraíba é indispensável para promover o significado de consciência negra na mentalidade jovem e na educação antirracista.
“Imaginar esse espaço riquíssimo em história e no que a gente conhece da nossa população negra é fazer o que a gente já tem feito, trazendo escolas públicas, escolas privadas, jovens, adolescentes e adultos também para entenderem a importância de tudo isso. É dar luz àquilo que precisa ser iluminado”, afirma Felipe.
Afroturismo no ‘Papo Jovem’ e a Consciência Negra
O ‘Papo Jovem’ é uma iniciativa resultado de uma parceria entre a Rede Paraíba de Comunicação e o curso de jornalismo da UFPB, e tem como objetivo aproximar os jovens de temas como política, representatividade e conscientização de causas sociais importantes da sociedade.
Durante o episódio especial sobre a consciência negra, Felipe Coutinho explica o papel do povo negro e da cultura afro-brasileira dentro da capital da Paraíba através do afroturismo e fala sobre a importância de identificar a herança deixada pela comunidade negra para promover a educação antirracista, gerar identificação e enriquecer a vivência da população negra do estado.