divulgação
Os 82 anos não devem impedir a prefeita mais idosa da Paraíba de disputar à reeleição. A empresária, Dona Aline (MDB), que comanda o município de Belém, no Agreste paraibano, confirmou ao Conversa Política que vai concorrer a mais um mandato nas Eleições 2024.
O debate sobre como envelhecimento pode afetar o desempenho cognitivo de políticos ganhou força nos últimos meses com o presidente dos EUA, Joe Biden, que desistiu da reeleição após pressão de aliados.
Eles questionavam a capacidade de Biden, com 81 anos, de comandar o país nos próximos anos.
Aqui na Paraíba, Dona Aline disse que se sente pronta para enfrentar mais uma campanha e cumprir mais um mandato como prefeita da pequena Belém.
“Nunca vi idade ser problema para nada, não. Estou com essa idade, mas ainda não senti dificuldade de nada. Muito pelo contrário. Agora que estou vivendo, agora que eu estou começando a entender muito mais”, argumentou.
Dona Aline
A prefeita terá como principais concorrentes pré-candidatas mulheres: Mirelly Kalinier (Cidadania), Renata Cristina (PSB) e Crisneilde Barbosa (Republicanos).
Aline Barbosa de Lima concorreu pela primeira vez nas eleições 2020 pelo PDT. Na época tinha 78 anos e foi classificada como a mais idosa dentre os eleitos.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação
Aline Barbosa de Lima
Nascida em 25 de fevereiro de 1942, no município de Belém/PB, então distrito de Caiçara/PB, Aline Barbosa de Lima é filha de João Gomes de Lima (João Pedro) e de Severina de Melo Barbosa de Lima (D. Anita).
Aline é empresaria desde 1964, e atualmente presidente da Indústria Alimentícia 3 de Maio, da qual está afastada desde a campanha eleitoral de 2020, quando se elegeu prefeita de Belém.
Prefeito de mais novo
Foto: Divulgação.
O prefeito mais novo da Paraíba é Vicente Neto, que comanda a cidade de Serra Grande, no Sertão. Ele também é candidato a reeleição.
Vicente foi eleito com 25 anos e, se reeleito, começará um novo mandato com 29 anos anos.
Como para se candidatar a prefeito, é preciso ter apenas 21 anos, pode ser que perca o posto depois da eleição de outubro.