Sem categoria

Caetano Veloso podia ter sido São Francisco de Assis no cinema

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Foto/Reprodução.

Sexta-feira, quatro de outubro. Hoje é o dia dedicado a São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, essa figura belíssima da Igreja Católica.

Aproveito a data para contar uma história pouco conhecida que tem mais a ver com Caetano Veloso do que com São Francisco, o Pobrezinho de Assis.  

Até hoje, muita gente não sabe que, quando estava exilado em Londres, no início dos anos 1970, Caetano Veloso foi cogitado para fazer o papel de São Francisco de Assis no filme Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli.

A ideia foi de Leslie Gould, que era ligado à Paramount Pictures. “Gould julgava que eu tinha a cara ideal para o papel”, conta Caetano no livro de memórias Verdade Tropical.

O executivo do estúdio americano de cinema queria que Caetano fizesse o papel de São Francisco e também compusesse e cantasse as canções do filme.

Leslie Gould levou Caetano Veloso a Roma para um encontro com Franco Zeffirelli, que vinha de um grande sucesso de bilheteria com a sua versão de Romeu e Julieta.

Zeffirelli filmara o Romeu e Julieta de Shakespeare em 1968 com os jovens Leonard Whiting e Olivia Hussey, e o filme foi visto por multidões no mundo inteiro. 

Caetano Veloso assim descreveu o encontro com Franco Zeffirelli:

“O dono da casa nos recebeu animadamente e foi logo pegando no meu rosto e examinando-o para concluir que eu era parecidíssimo com Florinda Bolkan, a brasileira que estava fazendo uma carreira de atriz na Itália. Mas já estava lá um garoto inglês de olhos claros que faria o papel de São Francisco. Restou a conversa sobre música”.

Ainda Caetano:

“Eu ria por dentro ao pensar que o cara da Paramount é que estava propondo um mulatinho brasileiro magricelo para o papel de São Francisco, enquanto o diretor do filme queria um inglês convencionalmente bonito e de olhos azuis”.

Irmão Sol, Irmã Lua, uma produção ítalo-britânica, foi lançada em 1972 e teve o inglês Graham Faulkner no papel de São Francisco de Assis. Judi Bowker fez Santa Clara. 

As músicas de Irmão Sol, Irmã Lua foram compostas e cantadas pelo compositor escocês Donovan Leitch, hoje com 78 anos. Contemporâneo dos Beatles, Donovan, na década de 1960, foi uma espécie de Bob Dylan da cena folk britânica. 

Compartilhe

Anterior
Wellington Roberto vê como ‘positiva’ possível ascensão de Eduardo Bolsonaro ao comando do PL
Próximo
Glue Trip em João Pessoa
Veja também