A seleção brasileira vai vestir vermelho e preto na Copa do Mundo de 2026. É que a Nike, fornecedora de material esportivo, vai lançar o uniforme dois do Brasil nessas cores, quebrando a tradição do azul na camisa. A decisão dividiu opiniões, mas isso não é bem uma novidade, tendo em vista que outras seleções já mudaram suas tradições.
Camisa dois do Brasil, na Copa do Mundo de 2026, será vermelha e preta.
(Foto: Divulgação/Footy Headlines)
Relembre outras seleções que quebraram a tradição nos uniformes:
Inglaterra roxa
Uma das quebras mais recentes foi da seleção inglesa, que, além do tradicional uniforme número um, branco, já vestiu diversas cores na camisa alternativa. No caminho para a Eurocopa de 2024, na Alemanha, o English Team utilizou um padrão roxo.
Inglaterra utilizou uma camisa roxa recentemente.
(Foto: Icon Sport)
Bélgica azul claro
Por falar em Eurocopa, a Bélgica decidiu homenagear um dos seus principais filhos, Tintim, obra do quadrinista belga Hergé. Diante disso, a camisa número dois utilizada pelos Diabos Vermelhos foi na cor azul clara. A homenagem, no entanto, não refletiu bom futebol em campo, e o envelhecido time parou nas oitavas de final.
Seleção da Bélgica homenageou Tintim no uniforme azul para a Eurocopa.
(Foto: Divulgação)
Coreia do Sul listrada nas Eliminatórias
A Coreia do Sul tradicionalmente veste vermelho, mudando apenas o tom. Na camisa número dois, o time asiático veste branco. Mas recentemente, Son e companhia vestiram uma camisa listrada, branco e preto, inspirada no tigre da confederação coreana. Um uniforme bem exótico para o país que sediou o Mundial de 2002.
Nas Olimpíadas de Tóquio, a Coreia do Sul utilizou o uniforme de zebra.
(Foto: Divulgação)
Alemanha rubro-negra
Em 2014, a Alemanha ganhou a Copa do Mundo do Brasil, com direito a um 7 a 1 para cima da seleção brasileira naquele que foi o pior jogo da história da equipe da CBF. E uma das coisas que mais chamaram atenção naquele time alemão era o uniforme dois, vermelho e preto. A camisa foi bastante utilizada pelo time de Joachim Löw, incluindo na tarde de 8 de julho, no Mineirão.
No fatídico 7 a 1, a Alemanha se vestiu de vermelho e preto para amassar a seleção brasileira.
(Foto: Robert Cianfione/Getty Images)
Uruguai vermelho
Tradicional celeste, o Uruguai já vestiu vermelho em algumas oportunidades. O time celeste, vez ou outra, quebra o tradicional azul e branco para utilizar a camisa na cor vermelha.
Alvaro Pereira veste a camisa vermelha da Celeste.
(Divulgação/X)
Paraguai laranja
Na mesma época, o Paraguai utilizou a camisa laranja, quebrando as tradições do país sul-americano. Os paraguaios também jogaram o Mundial do Japão e da Coreia do Sul.
Paraguai adotou o laranja na camisa dois para a Copa do Mundo 2002.
(Foto: Reprodução)
Costa Rica alvinegra
Em 1990, na Copa do Mundo da Itália, A Costa Rica mexeu com a tradição de suas camisas e jogou de branco e preto, uniforme listrado.
Costa Rica jogou de branco e preto na Copa do Mundo de 1990, na Itália.
(Foto: Reprodução/O Curioso do Futebol)
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba