Campina Grande aparece na posição 273 no ranking de qualidade de vida entre os mais de 5500 municípios brasileiros.
(Foto: Reprodução)
Pela primeira vez, um estudo aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem estar da população a partir de dados oficiais, em todas as 5570 cidades dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.
No ranking dos estados, a Paraíba está atualmente na 12ª colocação entre as unidades da federação com a melhor qualidade de vida, sendo o segundo melhor estado do Nordeste no quesito, atrás apenas de Sergipe, atual 10º lugar.
Já entre as cidades, mesmo figurando no pelotão intermediário entre os PIB’s do país, Campina Grande obteve 276º melhor IPS, sendo a melhor cidade da Paraíba na lista. De acordo com o estudo, a Rainha da Borborema se destaca na educação superior, saneamento básico e acesso à informação.
Confira o colocação das 10 maiores cidades do estado:
João Pessoa: 350ª posiçãoCampina Grande: 216ª posiçãoSanta Rita: 3839ª posiçãoPatos: 1536ª posiçãoBayeux: 1722ª posiçãoSousa: 735ª posiçãoCabedelo: 428ª posiçãoCajazeiras: 1156ª posiçãoGuarabira: 906ª posiçãoSapé: 3083ª posição
Apesar dos bons números, os dados do IPS mostraram pontos que Campina precisa se preocupar nos próximos anos.
De acordo com os índices, a Rainha da Borborema ainda peca em aspectos da saúde, como a cobertura vacinal contra a Poliomielite e a mortalidade ajustada por condições sensíveis à atenção primária.
Texto: Pedro Pereira