João Paulo Medeiros
A Polícia Federal deu início nesta quinta-feira (26) a ‘Operação Coactum’ que busca reprimir a prática de compra de votos e aliciamento violento de eleitores na cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações repassadas ao Jornal da Paraíba pela corporação. Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão no município durante as ações.
Segundo a PF, através de controle de território, os investigados exerciam influência no pleito eleitoral, com práticas de associação criminosa e uso de violência para coagir o voto.
Um dos alvos desses mandados foi o candidato a vice-prefeito na cidade, Rafael Silva Cavalcante, o Rafinha Banana, do partido Republicanos.
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, tendo sido apreendidas várias armas, de diversos calibres. Também foram apreendidos aparelhos celulares e diversos documentos que tem ligação com a investigação.
Todos os presos e material apreendido foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Patos para as providências.
Casos de aliciamento violento da população, modalidade que muito se assemelha ao ‘voto de cabresto’ de tempos passados, tem sido recorrentes nas eleições municipais deste ano no estado.
Texto: Pedro Pereira