Diogo Pinheiro/TV Cabo Branco
O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), foi atacado por um homem armado com uma faca em seu gabinete na Câmara Municipal de João Pessoa, no início da tarde desta quinta-feira (15).
À Rede Paraíba, Carlão disse que ao perceber que o indivíduo estava armado, reagiu e entrou em luta corporal com ele, conseguindo imobilizá-lo até a chegada da polícia.
Testemunhas relataram que gritos foram ouvidos nos corredores da Câmara, provocando pânico momentâneo entre servidores e visitantes da Casa Legislativa.
O vereador disse que conhece o homem pois já teve problemas com ele na comunidade em que participa. Ele estaria importunando as mulheres, entrando no banheiro feminino e mexendo no caixa da comunidade. “As mulheres estavam assustadas e fui pedir para ele não faze mais isso, que ele respeitasse o ambiente que era um espaço sagrado. Ele me desferiu um soco, me defendi e disse que ele não era bem vindo até deixar de ter essas condutas”, explicou.
Carlão disse que passou uma semana fora e quando voltou tomou conhecimento que ele esteve duas a três vezes na Câmara atrás dele.
Homem liberado após TCO
O agressor, que se identificou como José Belo, foi conduzido à Cidade da Polícia, onde foi liberado após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Segundo o delegado responsável pelo caso, que preferiu não gravar entrevista, não houve atentado físico, apenas ameaça ao vereador.
Ao deixar a Delegacia, José Belo declarou ser eleitor de Carlão, mas disse que pretende ser candidato a deputado federal. Em tom desorientado, ao mesmo tempo, disse que o bolsonarismo é uma “corrente satânica”, mas negou que tivesse a intenção de matar o vereador Carlão Pelo Bem.
O agressor também afirmou que anda armado porque, segundo ele, “em João Pessoa tem muitos marginais e moradores de rua”. “Na Câmara não tem detector”, completou.
José Belo tem histórico na política. Foi eleito suplente de vereador em João Pessoa pelo PT nas Eleições 2012 e concorreu ao cargo de deputado federal em 2010, mas teve o registro negado antes da eleição.
Posicionamento da CMJP
Em nota, a Câmara Municipal de João Pessoa disse que a direção acompanha o caso com atenção.
Nota da CMJP
Na tarde desta quinta-feira (15), um homem foi detido pela polícia, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), após fazer ameaças ao vereador Carlão Pelo Bem (PL).
O homem teve acesso ao gabinete do parlamentar após alegar para a segurança que precisava tratar de assuntos de uma comunidade da capital. Só que, ao chegar ao ambiente, se dirigiu ao parlamentar com ameaças e palavras desconexas.
Ao perceber que o homem estava armado, Carlão, que é mestre em artes marciais, o imobilizou e desarmou. Ele foi mantido sob guarda até a chegada da polícia, que o levou detido para a Central de Polícia.
Em depoimento, Carlão informou que já havia abordado o mesmo homem na Comunidade Católica Consolação por ele perturbar as pessoas. Depois disso, o homem teria ido à Câmara Municipal em três oportunidades para procurá-lo. Nesta última, houve a tentativa de agressão
O caso é acompanhado pela direção da Câmara de João Pessoa.