Sem categoria

Cícero ignora Anvisa e sanciona lei que autoriza bronzeamento artificial em João Pessoa

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Freepik

Apesar de proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2009, o prefeito Cícero Lucena (PP) decidiu liberar o funcionamento de bronzeamento artificial em João Pessoa. A lei de sua autoria, aprovada pelos vereadores em novembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (6).

A proposta de autorizar o funcionamento foi apresentada pelo prefeito em meio a pressão de profissionais do segmento, a revelia das regras impostas pela Anvisa que proíbe o uso, importação e comercialização de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, baseados na emissão de radiação ultravioleta.

Sem comprovação científica, ao justificar o projeto, Cícero argumentou que é possível controlar a radiação para evitar queimaduras e inseriu no texto um dispositivo que condiciona o funcionamento de estabelecimentos de bronzeamento artificial em João Pessoa a concessão de “alvará sanitário ou documento equivalente pela Vigilância Sanitária do Município”.

Ao Conversa Política, o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, explicou que “pela lei só pode haver funcionamento com a licença dos órgãos sanitários”. 

Bronzeamento artificial faz mal à saúde

A resolução da Anvisa teve a legalidade confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 2023, ao considerar que as decisões técnico-administrativas da Anvisa são dotadas de lastro científico não revestidas de mera oportunidade e conveniência, mas de análises técnicas com o objetivo de promover a proteção da saúde da população.

Na época, um estudo de um grupo de trabalho da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) corroborou para a decisão, mostrando que o bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade.

Compartilhe

Anterior
Vital Farias deixa legado com mais de 100 gravações, segundo Ecad
Próximo
Copa do Brasil 2025: Botafogo-PB pega a Portuguesa, enquanto que o Sousa encara o Bragantino
Veja também