Cícero Lucena e Marcelo Queiroga disputam segundo turno para prefeito de João Pessoa.
A eleição para prefeito de João Pessoa vai ser decidida no segundo turno entre os candidatos Cícero Lucena (Progressistas) e Marcelo Queiroga (PL). A votação para o segundo turno para Prefeitura de João Pessoa acontece no dia 27 de outubro. A eleição foi definida matematicamente por volta das 18h47.
Com 100% das urnas apuradas, Cícero Lucena (PP) teve 49,16% (205.122 votos válidos) e Marcelo Queiroga (PP) 21,77% (90.840 votos válidos).
Cícero Lucena tem 67 anos e é natural de São José de Piranhas, Sertão do estado. Ele é o atual prefeito de João Pessoa. Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.
“A cada uma e a cada um aqui presente minha fala não podia ser outra, a não ser expressar a minha gratidão, a vocês que estão aqui e aos 205 mil eleitores que assinaram hoje que nós somos a melhor opção para que João Pessoa possa seguir em frente. Essa gratidão vai a toda militância, vai a todos os funcionários do município que abraçaram a nossa proposta, e ao reconhecimento dos eleitores desse projeto, em parceria com o governo do estado, para que, juntos, possamos preparar João Pessoa para um futuro mais justo, mais humano e mais solidário. A nossa caminhada continua. Tivemos o melhor programa, as melhores propostas, mas eleição com segundo turno é para isso, é para que nós possamos oferecer as nossas propostas”, declarou Cícero Lucena.
Ministro da saúde do governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. O candidato a vice-prefeito é Sérgio Queiroz (Novo), que é pastor e disputou o Senado em 2022.
“Primeiramente, agradecer ao povo de João Pessoa, que nos deu uma votação expressiva e nos colocou no segundo turno das eleições. Quando tem uma eleição quando há um candidato na cadeira, essa eleição tem um caráter plebiscitário e a maioria da população de João Pessoa reprovou a atual administração municipal. Então agradecer ao povo de João Pessoa, agradecer ao meu líder maior, Jair Messias Bolsonaro, que já confiou em mim uma grande missão,que foi ser ministro da saúde, e agora nos apoiou fortemente, e a nossa madrinha, que é Michele Bolsonaro […] Vamos fazer um trabalho voltado a dialogar com o povo de João Pessoa, buscando a confiança desses eleitores que querem, sem dúvida, mudanças à frente da administração municipal, vamos trabalhar fortemente, nós lutamos muito fortemente aqui”, declarou Marcelo Queiroga.
Apuração
Os outros candidatos receberam os seguintes percentuais de votos:
Ruy Carneiro (Podemos): 16,71%Luciano Cartaxo (PT): 11,77%Yuri Ezequiel (UP): 0,54%Camilo Duarte (PCO): 0,05%
A eleição em João Pessoa contabilizou 5,37% votos nulos e 3,36% votos em branco.