Cícero Lucena e Marcelo Queiroga – 2º turno das Eleições 2024 em Campina Grande.
Artes: Diogo Almeida
Os candidatos à prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL), vão disputar o 2º turno no próximo dia 27 de outubro. Após o resultado do primeiro turno, alguns os candidatos derrotados e seus respectivos partidos se manifestaram sobre futuras alianças.
Veja abaixo a posição dos candidatos por ordem de votos recebidos no primeiro turno:
Ruy Carneiro (16,71%)
Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) anunciou seu apoio ao candidato do PL, Marcelo Queiroga, no segundo turno das eleições municipais. A candidata a vice, Amanda CSI (MDB), também apoiou o médico cardiologista.
O acordo aconteceu com base na incorporação, no plano de governo de Queiroga, de propostas apresentadas por Ruy durante o primeiro turno das Eleições.
As propostas incorporadas por Queiroga abrangem as áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. Os dois têm posicionamentos semelhantes nessas áreas.
“Qualquer que fosse o candidato, de qualquer legenda, do PL ao PT, teria o nosso apoio, desde que assumisse os compromissos que defendemos aqui”, afirmou.
Ruy Carneiro terminou o primeiro tuno com 69.712 votos, o que corresponde a 16,71% da votação.
Luciano Cartaxo (11,77%)
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), quarto colocado na disputa à prefeitura de João Pessoa, anunciou que não vai fazer campanha para nenhum dos candidatos que concorrem no 2º turno.
“Em respeito aos 50 mil pessoenses que me confiaram seu voto para prefeito de João Pessoa, informo que não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos que estão na disputa neste 2º turno. Mais uma vez agradeço àqueles que verdadeiramente estiveram ao nosso lado nesta caminhada. E reitero que o povo de João Pessoa sempre poderá contar com o meu trabalho para melhorar a qualidade de vida de todas e todos!”, disse.
A decisão vai de encontro à orientação da Executiva Nacional do PT para que os filiados se engajem nas campanhas de candidatos que concorrem contra bolsonaristas, que é o caso de Queiroga.
Seguindo essa ordem, o diretório municipal do PT de João Pessoa decidiu apoiar Cícero Lucena, mas não deve receber a participação de Luciano Cartaxo.
Yuri Ezequiel (0,54%)
O candidato Yuri Ezequiel informou que levou o debate à Direção Nacional da UP, partido do qual faz parte. A decisão deve ser divulgada na quarta-feira (16).
Camilo Duarte (0,05%)
Camilo Duarte informou que, nos segundo turno, fará campanha pelo voto nulo.
Cícero Lucena x Marcelo Queiroga
Cícero Lucena (PP) recebeu 49,16% dos votos no primeiro turno, um total de 205.122 votos. Já Marcelo Queiroga (PL), o segundo mais votado, atingiu o percentual de 21,77%, um total de 90.840.