Sem categoria

Como fazer a carteira do idoso pela internet?

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

A carteira do idoso é uma documentação utilizada para comprovação de renda e garantia de diversos direitos ao público acima dos 60 anos. 

O Jornal da Paraíba reuniu nessa matéria as principais informações sobre a documentação e o passo a passo do que é necessário para fazer a carteira do idoso tanto presencialmente quanto pela internet. Confira abaixo.

Calendário do Bolsa Família 2024: datas de pagamentoVeja o calendário de pagamento do BPC LOAS

O que é e para que serve a carteira do idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

Como tirar a carteira do idoso?

Para fazer a carteira do idoso presencialmente é necessário ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia. Assim que chegar até o CRAS, os seguintes passos devem ser seguidos:

Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRASImprimir, guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp

Quando solicitado na CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único.

Como fazer a carteira do idoso pela internet?

Para fazer a carteira do idoso pela internet, é só acessar o endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. No site, a emissão da carteira do idoso é imediata. É preciso seguir os seguintes passos:

Acessar o site da carteira do idoso: acesse aqui.Fazer o seu login no gov.br: acesse aqui.Preencher o NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)
Emitir sua carteiraImprimir ou guardar a carteira digital

Quem tem direito à carteira do idoso?

A carteira do idoso é voltada para pessoas acima de 60 anos cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 salários mínimos.

Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.

Compartilhe

Anterior
Dignidade do sorriso: após 20 anos do Brasil Sorridente, muitos ainda não têm acesso ao básico
Próximo
Painel do Calendário JPB
Veja também