Foto/Mayra Barros/Arquivo pessoal.
Silvio Osias
Os artistas Antônio Barros e Cecéu tem mais de 50 anos de parceria musical, nesta metade de século, muitos artistas regravaram suas composições, dentre eles Trio Nordestino e a cantora Marinês que contam com mais de 100 regravações cada. Antônio Barros morreu neste domingo (6), aos 95 anos.
O Jornal da Paraíba relembra quais são os artistas que regravaram composições da dupla.
Trio Nordestino
Foi o Trio Nordestino que mais gravou músicas de Antônio Barros e Cecéu. Os dois não lembram exatamente quantas, mas passam das 103 músicas.
“Acho que quase todo mundo da música nordestina, regional, e também da MPB, bebeu dessa fonte. Foi uma coisa vitoriosa, porque tiramos esse rótulo. Não existe música nordestina, existe música. Música é universal”, disse Cecéu em uma entrevista para a TV Cabo Branco.
Marinês
A artista Marinês, que foi a primeira mulher a formar um grupo de forró e também conquistou discos de ouro com A Dama do Nordeste e Bate Coração, dois de seus 30 discos, regravou composições de Antônio Barros e Cecéu.
Diferente do Trio Nordestino, Cecéu recorda que Marinês regravou cerca de 102 canções da dupla.
Estrelas nacionais
Em entrevista para a TV Cabo Branco, Cecéu comenta que estrelas da música nacional como Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Alcione e muitos outros também regravaram composições de Antônio Barros e Cecéu.
Depois que Elba Ramalho entrou com plumas e paetês mostrando ao povo que o nordestino tem força e garra para demonstrar o que ele faz com muito carinho, aí Antônio Barros e Cecéu saiu desse cenário de música regional, com gravações de Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Alcione, Fernando Mendes
Cecéu – cantora e compositora
Músicas mais regravadas
De acordo com dados do Ecad, as músicas mais regravadas do compositor Antônio Barros são:
Procurando tuÉ proibido cochilarOia eu aqui de novoSou o estopimHomem com hBrincadeira na fogueiraNaquele são JoãoVamos lá pra verÉ madrugada e Mulher comprometidaJá faz tempo não lhe vejo
Relembre as principais composições de Antônio Barros e Cecéu
A primeira composição foi “Procurando tu”. Por gostar e achar engraçada uma expressão sertaneja, Antônio escreveu, sem ter a intenção de fazer tanto sucesso, uma letra que marcou gerações e é repassada aos ouvidos de hoje por qualquer trio de forró:
“Morena diga, onde é que tu tava/ Aonde é que tu tava, onde é que tava tu/ Passei a noite procurando tu“
Depois de muito tocar no rádio, a música explodiu e foi gravada, pela primeira vez, pelo Trio Nordestino.
A composição, para Cecéu, é como um filho. “Sai de dentro da gente com muita alma, muita dedicação, tudo de bom que existe dentro do autor, do poeta, do compositor. A música ‘Bate coração’ foi a maior referência. Mas ‘Procurando tu’ foi o grande sucesso”, revela Cecéu
O principal responsável pelas melodias é Antônio. As letras, embora ele seja o pioneiro, fazem sempre juntos.
Aconteceu tanta coisa linda… Como ‘Bate coração’, ‘Por debaixo dos panos’, ‘Homem com H’, ‘Forró número 1’
Cecéu – cantora e compositora
“Forró número 1”, inclusive, marcou a vida dos dois. Estavam passando uma temporada em João Pessoa quando durante um banho de Antônio Barros, ele chamou Cecéu e cantou:
“Sanfona velha do fole furado, só faz fum, só faz fum”. “Ele enrolou a toalha na cintura, sentamos na sala e saiu a música”. Um sucesso gravado por Luiz Gonzaga e Gal Costa em 1985.