Sem categoria

Conte Comigo: projeto leva acolhimento e apoio a cuidadores em todo o Brasil

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Foto: Globo Repórter/ Reprodução

Cuidar de alguém com demência, como o Alzheimer, é um desafio diário que exige dedicação, paciência — e muitas vezes, renúncia. Foi a partir dessa experiência que nasceu o projeto Conte Comigo, idealizado por Berna Almeida, em Brasília.

A iniciativa oferece suporte emocional e prático a cuidadores familiares por meio de uma rede de voluntários dispostos a doar tempo e afeto.

Berna acompanhou por anos a luta da mãe contra o Alzheimer e transformou essa dor em ação:

“O Alzheimer da minha mãe começou em 2006. Eu não sabia nem o que era. Quando o médico falou o diagnóstico, me senti sem chão. Não existiam grupos de apoio, não havia um norte. Quando minha mãe faleceu, decidi ajudar outras pessoas que, como eu, se sentem sozinhas. Criei um grupo no Facebook sobre demências, e depois nasceu o Instituto Berna Almeida, que hoje coordena vários projetos — entre eles, o Conte Comigo”, conta Berna.

O projeto conecta voluntários a cuidadores familiares, oferecendo ajuda com tarefas como higiene pessoal, companhia, revezamento hospitalar e momentos de descanso em casa. O objetivo é simples e poderoso: proporcionar alívio, acolhimento e dignidade a quem cuida.

E o mais inspirador? O projeto pode ser replicado em qualquer lugar do Brasil. Basta ter pessoas dispostas a ajudar — e cuidadores que precisam de apoio.

Como participar

📞 Voluntários e cuidadores podem entrar em contato pelo número:

(61) 98678-8678

📌 Para garantir a segurança de todos, os voluntários passam por um processo de seleção que inclui:

• Entrevista com o cuidador solicitante;

• Comprovante de antecedentes criminais;

• Comprovante de endereço;

• Referências pessoais;

• Documentação completa.

Onde encontrar o projeto

📱 Instagram: @conteccomigo

🌐 Site: institutobernalmeida.com.br

O Projeto Conte Comigo mostra que ninguém precisa cuidar sozinho. Transformando a dor em solidariedade, ele é um exemplo de como iniciativas locais podem ganhar força nacional — e reconhecer, na prática, que quem cuida também precisa ser cuidado.

Compartilhe

Anterior
Preço da gasolina chega a R$ 6,26 em João Pessoa, aponta Procon-JP
Próximo
Justiça suspende nomeação de filha do presidente da ALPB para vaga no TCE-PB
Veja também