Veja horário de votação.
(Foto: Divulgação / TSE)
Com a reeleição de Bruno Cunha Lima (União Brasil), em Campina Grande, e Cícero Lucena (PP), em João Pessoa, no último domingo (27), os prefeitos que irão gerir os 223 municípios paraibanos a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem foram conhecidos.
O Blog Pleno Poder compilou os principais dados das eleições deste ano no estado e apresenta nas próximas linhas as principais informações computadas após os pleitos.
Eleição mais acirrada foi no Curimataú
Na Paraíba a eleição mais acirrada se deu no município de Riachão, no Curimataú, onde o candidato do PSB, Donato, foi eleito para o cargo de prefeito da cidade com 1.623 votos, apenas 20 a mais que Fábio Moura, do PSDB, que foi escolhido por 1.603 eleitores.
Eleição mais tranquila aconteceu no Agreste
A eleição com o resultado mais folgado foi enxergado na região do Agreste, na cidade de Alagoa Nova, onde Francinildo Pimentel (PSB) foi o prefeito reeleito com 92,87% dos votos válidos dos eleitores da cidade.
Em seis cidades apenas um candidato disputou o pleito
Nos municípíos de Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre apenas um candidato disputou a eleição. Esse fenômeno foi replicado em outros 208 municípios brasileiros.
Representatividade feminina aumentou
O número de mulheres eleitas prefeitas na Paraíba aumentou 45,9% nas Eleições 2024. O quantitativo saiu de 37 candidaturas eleitas em 2020 para 54 em 2024.
As vereadoras eleitas na Paraíba também ganharam mais expressividade em 2024. O aumento em relação am 2020 foi de 25% e, em relação a 2016, o número cresceu 48%.
Índice de prefeitos reeleitos foi o maior do Brasil
De acordo com dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, a Famup, dos 111 candidatos que tentaram a reeleição na Paraíba, 107 conseguiram vencer nas urnas. É um índice de cerca de 96%.
Os únicos candidatos a reeleição que não conseguiram se eleger, de acordo com a Famup, foram nas cidades de Lagoa de Dentro, com Zezinho da Rapadura (PSB); Riacho dos Cavalos, com Eudim de Dé (União Brasil); Cuitegi, com Geraldo Serafim (MDB) e Coremas, com Irani Alexandrino (Republicanos).
Altas abstenções em João Pessoa e Campina Grande
Repetindo o cenário que acontece a nível nacional, os índices de abstenção em João Pessoa e Campina Grande foram altos. Na Capital 129.360, o que equivale a 22,84% dos eleitores, não compareceram às urnas, superando inclusive os índices vistos durante a pandemia, em 2020.
Já na Rainha da Borborema a eleição municipal deste ano registrou o segundo maior percentual de eleitores que não foram às urnas nas últimas duas décadas, quando 50.251 eleitores aptos ao voto, 16,81% do eleitorado, não foram aos seus respectivos locais de votação no pleito do último domingo.
PP é o partido que comandará a maior população da PB
O Partido Progressistas (PP) saiu do segundo turno das eleições municipais como a sigla que governará a maior população da Paraíba. Com a conquista da capital João Pessoa, que tem mais de 833 mil habitantes, a sigla elegeu prefeitos em um total de 20 cidades.
O PP vai governar um total de 1.280.145 pessoas, em 20 cidades diferentes. O PSB, que tem a maior quantidade de prefeituras, fica em segundo lugar na população que vai gerir (811.252 pessoas).
Texto: Pedro Pereira