Pedro Pereira
As eleições de 2024 na Paraíba trouxeram um dado relevante no tocante ao pleito majoritário. É que 97,2% dos candidatos que tentaram a reeleição nos 223 municípios do estado saíram vitoriosos.
De acordo com dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, a Famup, dos 111 candidatos que tentaram a reeleição na Paraíba, 108 conseguiram vencer nas urnas.
Os últimos dois reeleitos foram conhecidos no último domingo (27), quando Bruno Cunha Lima (União Brasil), em Campina Grande, e Cícero Lucena (PP), em João Pessoa, venceram as eleições nas duas principais cidades do estado e ganharam o direito de gerir os municípios pelos próximos quatro anos, a contar do dia 1º de janeiro de 2025.
Os únicos candidatos a reeleição que não conseguiram se eleger, de acordo com a Famup, foram nas cidades de Lagoa de Dentro, com Zezinho da Rapadura (PSB); Riacho dos Cavalos, com Eudim de Dé (União Brasil) e Coremas, com Irani Alexandrino (Republicanos).
No Brasil, o pleito deste ano ficou marcado pelo aumento expressivo de candidatos reeleitos. Isso porque o número de prefeitos reeleitos no Brasil em 2024 é o maior dos últimos 20 anos.
Ao menos 80% dos candidatos mantiveram suas posições no Executivo municipal de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Historicamente, a Paraíba se destaca pela reeleição, com uma média de 71%. Desde o início da série histórica, o Estado nunca deixou de reeleger ao menos 62% de seus prefeitos.
Texto: Pedro Pereira