Fotos de Alice Carvalho e Thainá Duarte publicadas nas redes sociais | Montagem: Jornal da Paraíba.
Bruna Couto
O elenco de Cangaço Novo, série fenômeno do Prime Video que teve o lançamento da segunda temporada confirmada, já está na Paraíba. As gravações da produção devem acontecer em cidades no Cariri paraibano, como Boa Vista.
Cangaço Novo: conheça locais onde a série foi gravada
Nordestern: o gênero cinematográfico que vive ‘boom’ nos canais de streaming
A estadia do elenco de Cangaço Novo na Paraíba foi confirmada pelos próprios atores. Em registros publicados nas redes sociais, nomes como Alice Carvalho e Thainá Duarte compartilharam momentos vividos no estado.
Uma das fotografias (veja na montagem acima) mostra a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, que interpreta Zeza, tia dos irmãos Ubaldo, Dinorah e Dilvânia, protagonistas da produção.
Parte dos atores está em Campina Grande, no Agreste paraibano. Mas as gravações devem se concentrar na zona rural de cidades como Boa Vista.
O início das gravações ainda não foi oficialmente confirmado. Mas a renovação da série foi confirmada em fevereiro deste ano.
Sobre Cangaço novo
‘Cangaço Novo’ estreou em julho, no Prime Video. A trama acontece em uma cidade fictícia do Ceará e conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância.
Filhos de Amaro Vaqueiro em ‘Cangaço Novo’ | Foto: Divulgação/Prime Video.
Filhos de Amaro Vaqueiro em ‘Cangaço Novo’ | Foto: Divulgação/Prime Video
O protagonista descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia lidera um grupo que adora seu famoso pai falecido; e Dinorah é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.
Ubaldo chega à cidade, passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo da gangue.
Grande parte das cenas que são possíveis de conferir na produção, foram gravadas na cidade de Cabaceiras, na Paraíba.
Ainda não se sabe se a produção vai ganhar uma segunda temporada, porque nada foi divulgado pela empresa que tem os direitos sob a produção e veiculação da série.
História por trás de Cangaço Novo
A primeira temporada da série é inspirada em uma história real, onde Valdetário Carneiro, morto em 2003 durante confronto com a polícia.
Natural de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Valdetário era fã de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, e usava inclusive o famoso chapéu de couro que também é característico do bando de Lampião.
Mas, o que fez Valdetário ficar conhecido foi a fama de novo cangaceiro, adquirida após uma sequência de crimes que ele teria cometido. A polícia potiguar atribui ao menos 100 ataques a bancos em vários estados brasileiros entre os anos de 1990 e 2000.
Um crime “de família” marcou a história de Valdetário. Ele foi condenado a sete anos de prisão por ter roubado um carro do próprio primo na cidade de São Bento, Paraíba. Pelo crime, Valdetário foi humilhado pela polícia nas ruas de Caraúbas, e foi encaminhado para um presídio na Paraíba, de onde fugiu cerca de um ano depois.