Especialista destaca ‘qualidade construtiva’ como indicativo da valorização imobiliária em JP.
Foto: Paulo Cavalcanti/Arquivo Pessoal
O corretor de imóveis e professor, Ivan Correia, destacou a “qualidade construtiva” de João Pessoa com um dos motivos que levaram a capital paraibana a apresentar, nos últimos 12 meses, a maior valorização imobiliária residencial do país (17%).
“A própria cidade de João Pessoa é convidativa para investimentos imobiliários devido a muitos fatores, porém eu gostaria de registrar a qualidade construtiva. Os projetos são lindos, bem construídos, super bem localizados e com muito lazer. Tudo isso agrega um valor considerável e o cliente mora confortável, podendo usufruir de tantos benefícios”, destaca Ivan Correia, que também é diretor pedagógico do CRECI-PB.
Veja os bairros com maior valorização de imóveis em João Pessoa
Levando em consideração o ano de 2024, até o mês de setembro, João pessoa foi a segunda cidade que mais apresentou valorização dos seus imóveis (13,26%). Conforme o especialista, a tendência é que a valorização continue.
“Ainda estamos em crescimento com a valorização até porque o preço do nosso metro quadrado ainda é menor que outras capitais do país. Os fatores positivos da economia, com o aumento do crédito, por exemplo, sempre impulsionam esse mercado que é a maior indústria do país”, diz.
Ivan Correia, corretor de imóveis desde 2008, professor de Operações Imobiliárias na UNEPI e diretor pedagógico do CRECI-PB
Ele explica que alguns empreendimentos “pé na areia” atraem mais compradores e, de fato, são eles que figuram a lista dos bairros mais valorizador atualmente. No entanto, quem, de fato, dita a velocidade de venda, é o consumidor. “Eu concordo que alguns empreendimentos “pé na areia”, nas praias paraibanas, que estão acima de R$ 20 mil o metro quadrado, podem estar próximos ao teto do preço. Mas só quem pode ditar isso é a velocidade de venda, que é dada pelo comprador”, completa.
Os maiores com maiores valorização imobiliária foram Castelo Branco, Jardim Oceania, Bessa, Aeroclube e Manaíra. Apesar de a maioria dos bairros estar localizado em regiões de praia, a demanda construtiva é por cidade.
“Realmente a orla tem uma procura maior pelos diferenciais que já oferece ao comprador. São bairros tradicionais que sempre tiveram uma elavada procura. Por exemplo, Manaíra é uma excelente opção de moradia por ter os 3 principais shoppings da cidade na mesma rua, além de vários supermercados, restaurantes, escolas, consultórios etc. E realmente o privilégio de estar perto do mar é muito agradável, tanto os turistas quanto os próprios pessoenses valorizam demais nossas praias”, detalha Ivan Correia.