Aluna da zona rural de Campina Grande vence Olimpíada de Literatura.
Foto: Reprodução/CMCG.
Alane Sophi, de 8 anos, é aluna do 3º ano da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona rural de Campina Grande. A garota conquistou o 1º lugar no ranking nacional da 10ª edição da Olimpíada de Literatura. A pequena estudante recebeu medalha de ouro na categoria Candura, voltada para crianças de até 9 anos.
Nesta edição, a obra obrigatória foi “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo. A prova foi aplicada pela internet, com questões específicas sobre o livro.
A categoria Candura, destinada para crianças com até 9 anos, foi incluída pela primeira vez na competição, que já contava com as divisões Mirim (até 12 anos), Júnior (até 17 anos) e Sênior (sem limite de idade).
Alane já havia participado da olimpíada em edições anteriores, quando recebeu duas menções honrosas. Com a nova premiação, ela soma 20 conquistas em olimpíadas de conhecimento, sendo uma em 2023, quatorze em 2024 e cinco apenas em 2025.
LEIA TAMBÉM:
Paraibana de 12 anos é aprovada para treinamento da Universidade de Oxford: ‘privilégio pra mim’
O pai da estudante, Alecio Soares, destacou o papel do incentivo à leitura no desempenho da filha.
“Com essa conquista, Alane soma 20 premiações. É um resultado que enche a gente de orgulho”, destacou.
Alane contou que sentiu nervosismo no início da prova, mas logo se tranquilizou. “Depois que vi que ganhei, fiquei bem feliz. A prova foi um pouquinho difícil, mas no geral, foi tranquila. Falava bastante sobre o livro O Menino Maluquinho.”
Escola aposta em olimpíadas como estratégia de ensino
A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é referência em Campina Grande pela implantação de um projeto piloto de incentivo às olimpíadas do conhecimento, idealizado em parceria com a gestão escolar e a Secretaria de Educação.
Em 2024, os estudantes da escola conquistaram 139 medalhas em diferentes competições e continuam participando de novas etapas em 2025.
Todos os participantes da Olimpíada de Literatura recebem certificado. E os primeiros colocados foram premiados com medalhas, conforme a posição no ranking nacional.