Após Wesley Safadão anunciar que jogaria por um time profissional de futebol em 2024 e que estava se preparando para isso, enquanto vestia a camisa do Treze, o humorista Tirullipa também surfou na onda. O humorista “assinou” com o Serra Branca, com direito a chegada ao CT de helicóptero.
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Wesley Safadão e Tirullipa tiraram onda e movimentaram o cenário esportivo nas últimas semanas.
(Montagem: Jornal da Paraíba)
Essa história começa quando Wesley Safadão, artista que conta com mais de milhões de fãs, anunciou em sua rede social que estava contratado por uma equipe paraibana. E que disputaria 25 minutos de uma partida, enquanto vestia a camisa do Treze.
— Vou logo falar a verdade para vocês. Tem uns quinze dias que fui contratado por um time da Paraíba para jogar um jogo da temporada. Vou entrar com 20 minutos do segundo tempo, e vou jogar os últimos 25 minutos — disse o artista em seu Instagram.
Vale lembrar que o cantor é sócio da patrocinadora master do do Galo da Borborema.
Wesley Safadão anunciou que jogaria por uma equipe paraibana profissional de futebol.
(Foto: Divulgação/Treze)
Mas não demorou muito tempo para Tirullipa aparecer em cena. Segundo o humorista, um dos motivos para ele ser contratado pelo Serra Branca seria pelo desejo de sua mãe. de vê-lo com a camisa da equipe.
No entanto, a razão principal para assinar com o Carcará do Cariri foi a possível contratação de Wesley Safadão pelo Treze.
— Meu intuito principal é enfrentar o Safadão. Soube que ele está indo para o Treze e vou dar o meu melhor. ‘Oh, terror! O Tirú é matador’ — disse Tirullipa.
Tirullipa “assinou” com o Serra Branca.
(Foto: Reprodução/Serra Branca)
No meio de toda essa repercussão nas redes sociais, Waguinho Dias, treinador do Treze, negou o acordo com Wesley Safadão para atuar em um jogo da Série D do Campeonato Brasileiro. O comandante do Galo da Borborema também alegou que, possivelmente, seria uma estratégia comercial.
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Renê Salviano, ex-dirigente do Cruzeiro, especialista em marketing esportivo e CEO da Heatmap, explica os eventos causados pelo simples fato de um famoso vestir a camisa de um clube.
— O simples gesto do cantor de posar com a camisa e mencionar o clube já gerou um impacto considerável. Isso demonstra como a associação de figuras públicas, como celebridades, pode influenciar positivamente a percepção e o engajamento dos fãs com a marca do clube — explica Renê Salviano.
Renê Salviano, ex-dirigente do Cruzeiro, explica os fênomenos causados por famosos no futebol.
(Foto: Arquivo pessoal)
Famosos no futebol: Wesley Safadão e Tirullipa não são os primeiros
Apesar do cantor e do humorista terem bombado nas redes sociais, não foram os primeiros casos de famosos no futebol. Em 2022, o youtuber Juninho Manella, do “Vosso Canal”, que conta com mais de sete milhões de inscritos no YouTube, assinou um contrato com o Londrina, para atuar como atleta profissional.
No entanto, o clube paranaense não foi o primeiro que contou com o youtuber. Em 2020, Juninho Manella participou de uma pré-temporada no São Bento, onde produziu uma websérie retratando a sua passagem. No Tubarão, ele entrou em campo apenas uma vez.
Famosos no futebol: Juninho Manella vestiu a camisa de três equipes profissionais.
(Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina)
Outro influenciador digital que se aventurou no futebol profissional foi Lucas Strabko, mais conhecido como Cartolouco. Na ocasião, ele foi contratado pelo Resende para o Campeonato Carioca, em 2021, No clube, ele também documentou sua experiência em vídeos publicados em seu canal no YouTube.
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sport e especialista de marketing esportivo, explica o fenômeno dos famosos no futebol.
— Os influenciadores possuem um amplo conhecimento na criação de conteúdo e podem colaborar com o clube em diversos projetos, como webséries, ações nos bastidores dos jogos, interações com os fãs e até mesmo gerenciamento temporário das redes sociais da equipe. Para os times de menor expressão, aparecer com notoriedade, seja nas mídias digitais ou na imprensa, é um grande desafio — explicou Fábio Wolff.
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sport e especialista de marketing esportivo, explica o fenômeno dos famosos no futebol.
(Foto: João Pedro Brandão)
Outra ação de marketing com grande impacto, foi em uma equipe de futsal: o Magnus, de Sorocaba. A ação em questão foi feita junto com Fred, ex-Desimpedidos, no qual documentou a experiência entre os profissionais do time de futsal.
Em formato de reality show, com oito episódios, a produção alcançou mais de 8,5 milhões de espectadores únicos e bateu 27 milhões de visualizações.
Quem também aproveitou para comentar o fenômeno dos famosos no futebol foi Ricardo Bianco, sócio da brmkt.com — consultoria estatíegica e de marketing, com experiência em diversas áreas.
— Figuras famosas devem participar ativamente das atividades do clube e marcas relacionadas, compartilhar conteúdos envolventes e interagir com os fãs. A melhor maneira é a autenticidade e o envolvimento contínuo. Elas podem também co-criar produtos exclusivos e experiências únicas que promovam a equipe e criem um senso de comunidade e pertencimento entre os fãs. É sobre construir uma narrativa autêntica e emocional que ressoe com a torcida — afirma Ricardo Bianco.
Ricardo Bianco (esquerda) fala sobre os famosos no futebol.
(Foto: Reprodução)
A série de Fred no Magnus retrata bem isso. Com o lema: “O menino que ousou sonhar”, desde os primórdios de sua carreira, a série “Vai pra cima Fred”, foi um sucesso nas redes sociais.
Agora, Wesley Safadão e Tirullipa são mais dois exemplos, mas no futebol paraibano, movimentando os olhares para Treze e Serra Branca, respectivamente.