O Sousa definiu quem vai comandar o Sousa na sequência da Série D do Campeonato Brasileiro. O potiguar Francisco Diá, de 69 anos, é o nome da vez do Dinossauro para levar o clube para o mata-mata da Quarta Divisão. O Sousa ainda não venceu no torneio após três rodadas, o que custou o cargo de treinador a Paulo Foiani. Diá vai para seu terceiro clube na Paraíba.
Francisco Diá.
(Foto: Reprodução/TV Belo)
O técnico, natural de Natal, desembarcou pela primeira vez no futebol paraibano em 2010 para comandar o Botafogo-PB na Copa do Nordeste. O treinador chegou no decorrer da competição e foi responsável por tirar o Belo da lanterna do torneio, salvando o clube de um possível rebaixamento, já que o último colocado daquela edição do Nordestão seria rebaixado, coisa que acabou não ocorrendo.
Diá ainda fez a pré-temporada do clube pessoense em 2011, mas acabou caindo do cargo após uma derrota para o Auto Esporte em um amistoso antes do início do Campeonato Paraibano.
Francisco Diá e sua grande fase no Campinense
O treinador voltou ao futebol paraibano apenas em 2014, quando fez dois jogos pelo Campinense na Série D. O técnico ficou para a temporada de 2015 e foi campeão paraibano. No ano seguinte, chegou ao bicampeonato estadual e se tornou uma figura importante na história raposeira. Naquele ano, levou ainda a Raposa ao vice-campeonato da Copa do Nordeste.
Em 2019, retornou ao Campinense e fez 19 jogos pela Raposa. Foi vice-campeão estadual perdendo o título para o Botafogo-PB naquele ano. Acabou sendo demitido no decorrer da Série D. A última passagem pelo futebol paraibano foi em 2023 no Belo. A passagem, no entanto, foi curta, de apenas seis jogos, todos do estadual.
Diá vai para o seu terceiro clube na carreira na Paraíba. Em 2025 terá a missão de classificar o Sousa para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Sousa tem apenas um ponto em três jogos disputados e ainda não venceu no torneio. O clube ainda não marcou gol na competição. O treinador chega nesta terça-feira a Sousa e inicia a preparação para seu primeiro compromisso pelo clube, que receberá o Ferroviário no Marizão, domingo, às 16h30.