Um dos maiores representantes da Paraíba no cenário do futebol. Givanildo Vieira de Sousa, de Campina Grande para o mundo. Hulk, como ficou conhecido pelo mundo da bola, completa 20 anos de carreira nesta segunda-feira (9). E para celebrar uma data tão marcante, o Jornal da Paraíba elencou sete partidas marcantes do atacante ao longo da sua trajetória.
+ Idolatria no Atlético-MG e status de super-herói no exterior: Hulk completa 20 anos de carreira
Hulk completa 20 anos de uma carreira marcante no futebol.
(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)
Hulk 20 anos: veja 7 jogos do craque paraibano
Athletico-PR 1 x 2 Athletico-PR (Copa do Brasil 2021)
A temporada 2021, certamente, foi a mais emblemática de Hulk pelo Atlético-MG. Logo no primeiro ano de volta ao futebol brasileiro, o paraibano enfrentou uma certa desconfiança no início, mas, com o passar do tempo, tomou conta da temporada.
Hulk comemora golaço pelo Atlético-MG sobre o Athletico-PR na final da Copa do Brasil 2021.
(Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Hulk liderou o Galo num dos anos mais importantes da história do clube, foi campeão brasileiro depois de 50 anos e, de quebra, ainda faturou a Copa do Brasil.
Nesse cenário, destacamos o jogo de volta da final da Copa do Brasil daquele ano, contra o Athletico-PR. Depois de uma goleada por 4 a 0 na ida, que praticamente liquidou a fatura no Mineirão, os atleticanos foram até Curitiba confirmar a conquista. A vitória foi por 2 a 1, com direito a um golaço do paraibano por cobertura, em cima do conterrâneo Santos.
Porto 1 x 0 Braga (Uefa Europa Liga 2010/11)
A temporada 2010/2011 foi bastante emblemática para o Porto. O time foi campeão português invicto, muito por causa do paraibano Givanildo. Tanto é que Hulk foi eleito o melhor jogador do campeonato nacional.
O momento marcante também rendeu ao Dragão o título da Uefa Europa Liga, segundo principal campeonato continental. Sob o comando do técnico André Villas-Boas, Hulk liderou o Porto ao lado de Falcao García. O time ainda contava com nomes conhecidos, como um jovem James Rodríguez, Otamendi e o brasileiro Helton no gol.
Hulk comemora com o time do Porto o título da Liga Europa da Uefa na temporada 2010/11.
(Foto: Jamie McDonald / Getty Images Europe)
Na decisão, vitória por 1 a 0 para cima do Braga, também de Portugal. O gol do Dragão foi marcado por Falcao, mas Hulk teve uma boa atuação na última conquista continental dos portugueses.
Benfica 2 x 3 Porto (Campeonato Português 2011/12)
Ainda com a camisa do Porto, Hulk decidiu um clássico contra o Benfica de forma espetacular. Quem acompanha a carreira do paraibano, certamente lembra de um vídeo em que o craque era provocado por torcedores do Benfica e respondeu com um golaço de fora da área.
Hulk recebe instruções de um jovem Vítor Pereira no Porto.
(Foto: Reprodução)
O 3 a 2 garantiu a vitória do Dragão em pleno Estádio da Luz, casa do rival encarnado. Hulk, é claro, desfilou em campo.
Brasil 1 x 2 México (final do futebol masculino nas Olimpíadas de Londres 2012)
O futebol brasileiro sofreu uma pressão daquelas até 2016, quando venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Quatro anos antes, em Londres, até chegou perto, mas terminou o pódio com a prata. No elenco comandado por Mano Menezes, o Brasil acabou derrotado pelo México, 2 a 1.
Oscar, Neymar e Hulk lamentam medalha de prata nas Olimpíadas de Londres 2012.
(Foto: Getty Images)
O gol brasileiro, já na reta final e com 2 a 0 em favor dos mexicanos, foi marcado por Hulk, que foi um dos três acima de 23 anos escolhido para fazer parte do elenco.
Borussia Dortmund 1 x 2 Zenit (oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa 2013/14)
Depois de marcar época pelo Porto, Hulk trocou Portugal pela Rússia e foi jogar no Zenit. Pela equipe de São Petersburgo, o paraibano também acumulou bons números e títulos. E se tem uma coisa que o atacante pode colocar no currículo é uma grande atuação na Liga dos Campeões da Europa.
Hulk soltou a bomba para marcar um golaço na Liga dos Campeões da Europa pelo Zenit.
(Foto: AFP)
Jogo de volta das oitavas de final, o Borussia Dortmund recebeu o Zenit na Alemanha após vencer a partida de ida por 4 a 2. Com a eliminação próxima, os russos foram ao ataque em busca de surpreender. Até venceram os alemães por 2 a 1, mas acabaram fora das quartas de final.
Um dos gols do Zenit foi fantástico. Hulk chamou a responsabilidade e mandou uma bomba de fora da área. Valeu o ingresso e valeu assistir pela TV também.
Brasil 1(3) x (2)1 Chile (oitavas de final da Copa do Mundo 2014)
A boa carreira de Hulk o levou para a Copa do Mundo. E olha que momento fantástico: ter a oportunidade de defender o Brasil em solo nacional no Mundial de 2014. O resultado final, bem, foi o pior possível. A pior derrota da história do futebol, que foi o 7 a 1 para a Alemanha na semifinal.
Assim como o time brasileiro, Hulk não teve lá um grande desempenho. Mas uma partida merece o destaque. As oitavas de final, contra o Chile, no Mineirão. O jogo, num sábado a tarde, que levou o time de Luiz Felipe Scolari ao limite de sobrecarga psicológica, terminou com a classificação brasileira, nos pênaltis, após um placar de 1 a 1 no tempo normal.
Hulk reclama com arbitragem, que assinalou toque de mão no lance de gol do paraibano.
(Foto: Getty Images)
Mesmo flertando com a eliminação, o Brasil conseguiu vencer por 3 a 2 nas penalidades em uma grande atuação de Júlio César. Hulk foi bem, até marcou um gol invalidado por toque de mão. No entanto, é preciso ser justo, o camisa 7 falhou no lance que gerou o gol de empate do Chile, de Alexis Sánchez.
Muitas histórias numa carreira consolidade no Brasil e no mundo. Caso se aposentasse hoje, aos 38 anos, Hulk pode afirmar que teve uma grande trajetória no futebol. Do início, na base do Serrano-PB, passando pelo Vitória até ir ao Japão, o paraibano virou realidade na Europa. Tanto é que voltou a Ásia e brilhou na China. E ao voltar ao Brasil, mostrou ao país que realmente foi e ainda é um craque da bola.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba