Sem categoria

Hulk 20 anos de carreira: relembre 7 jogos marcantes do craque paraibano

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Um dos maiores representantes da Paraíba no cenário do futebol. Givanildo Vieira de Sousa, de Campina Grande para o mundo. Hulk, como ficou conhecido pelo mundo da bola, completa 20 anos de carreira nesta segunda-feira (9). E para celebrar uma data tão marcante, o Jornal da Paraíba elencou sete partidas marcantes do atacante ao longo da sua trajetória.

+ Idolatria no Atlético-MG e status de super-herói no exterior: Hulk completa 20 anos de carreira

Hulk completa 20 anos de uma carreira marcante no futebol.

(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Hulk 20 anos: veja 7 jogos do craque paraibano

Athletico-PR 1 x 2 Athletico-PR (Copa do Brasil 2021)

A temporada 2021, certamente, foi a mais emblemática de Hulk pelo Atlético-MG. Logo no primeiro ano de volta ao futebol brasileiro, o paraibano enfrentou uma certa desconfiança no início, mas, com o passar do tempo, tomou conta da temporada.

Hulk comemora golaço pelo Atlético-MG sobre o Athletico-PR na final da Copa do Brasil 2021.

(Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Hulk liderou o Galo num dos anos mais importantes da história do clube, foi campeão brasileiro depois de 50 anos e, de quebra, ainda faturou a Copa do Brasil.

Nesse cenário, destacamos o jogo de volta da final da Copa do Brasil daquele ano, contra o Athletico-PR. Depois de uma goleada por 4 a 0 na ida, que praticamente liquidou a fatura no Mineirão, os atleticanos foram até Curitiba confirmar a conquista. A vitória foi por 2 a 1, com direito a um golaço do paraibano por cobertura, em cima do conterrâneo Santos.

Porto 1 x 0 Braga (Uefa Europa Liga 2010/11)

A temporada 2010/2011 foi bastante emblemática para o Porto. O time foi campeão português invicto, muito por causa do paraibano Givanildo. Tanto é que Hulk foi eleito o melhor jogador do campeonato nacional.

O momento marcante também rendeu ao Dragão o título da Uefa Europa Liga, segundo principal campeonato continental. Sob o comando do técnico André Villas-Boas, Hulk liderou o Porto ao lado de Falcao García. O time ainda contava com nomes conhecidos, como um jovem James Rodríguez, Otamendi e o brasileiro Helton no gol.

Hulk comemora com o time do Porto o título da Liga Europa da Uefa na temporada 2010/11.

(Foto: Jamie McDonald / Getty Images Europe)

Na decisão, vitória por 1 a 0 para cima do Braga, também de Portugal. O gol do Dragão foi marcado por Falcao, mas Hulk teve uma boa atuação na última conquista continental dos portugueses.

Benfica 2 x 3 Porto (Campeonato Português 2011/12)

Ainda com a camisa do Porto, Hulk decidiu um clássico contra o Benfica de forma espetacular. Quem acompanha a carreira do paraibano, certamente lembra de um vídeo em que o craque era provocado por torcedores do Benfica e respondeu com um golaço de fora da área.

Hulk recebe instruções de um jovem Vítor Pereira no Porto.

(Foto: Reprodução)

O 3 a 2 garantiu a vitória do Dragão em pleno Estádio da Luz, casa do rival encarnado. Hulk, é claro, desfilou em campo.

Brasil 1 x 2 México (final do futebol masculino nas Olimpíadas de Londres 2012)

O futebol brasileiro sofreu uma pressão daquelas até 2016, quando venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Quatro anos antes, em Londres, até chegou perto, mas terminou o pódio com a prata. No elenco comandado por Mano Menezes, o Brasil acabou derrotado pelo México, 2 a 1.

Oscar, Neymar e Hulk lamentam medalha de prata nas Olimpíadas de Londres 2012.

(Foto: Getty Images)

O gol brasileiro, já na reta final e com 2 a 0 em favor dos mexicanos, foi marcado por Hulk, que foi um dos três acima de 23 anos escolhido para fazer parte do elenco.

Borussia Dortmund 1 x 2 Zenit (oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa 2013/14)

Depois de marcar época pelo Porto, Hulk trocou Portugal pela Rússia e foi jogar no Zenit. Pela equipe de São Petersburgo, o paraibano também acumulou bons números e títulos. E se tem uma coisa que o atacante pode colocar no currículo é uma grande atuação na Liga dos Campeões da Europa.

Hulk soltou a bomba para marcar um golaço na Liga dos Campeões da Europa pelo Zenit.

(Foto: AFP)

Jogo de volta das oitavas de final, o Borussia Dortmund recebeu o Zenit na Alemanha após vencer a partida de ida por 4 a 2. Com a eliminação próxima, os russos foram ao ataque em busca de surpreender. Até venceram os alemães por 2 a 1, mas acabaram fora das quartas de final.

Um dos gols do Zenit foi fantástico. Hulk chamou a responsabilidade e mandou uma bomba de fora da área. Valeu o ingresso e valeu assistir pela TV também.

Brasil 1(3) x (2)1 Chile (oitavas de final da Copa do Mundo 2014)

A boa carreira de Hulk o levou para a Copa do Mundo. E olha que momento fantástico: ter a oportunidade de defender o Brasil em solo nacional no Mundial de 2014. O resultado final, bem, foi o pior possível. A pior derrota da história do futebol, que foi o 7 a 1 para a Alemanha na semifinal.

Assim como o time brasileiro, Hulk não teve lá um grande desempenho. Mas uma partida merece o destaque. As oitavas de final, contra o Chile, no Mineirão. O jogo, num sábado a tarde, que levou o time de Luiz Felipe Scolari ao limite de sobrecarga psicológica, terminou com a classificação brasileira, nos pênaltis, após um placar de 1 a 1 no tempo normal.

Hulk reclama com arbitragem, que assinalou toque de mão no lance de gol do paraibano.

(Foto: Getty Images)

Mesmo flertando com a eliminação, o Brasil conseguiu vencer por 3 a 2 nas penalidades em uma grande atuação de Júlio César. Hulk foi bem, até marcou um gol invalidado por toque de mão. No entanto, é preciso ser justo, o camisa 7 falhou no lance que gerou o gol de empate do Chile, de Alexis Sánchez.

Muitas histórias numa carreira consolidade no Brasil e no mundo. Caso se aposentasse hoje, aos 38 anos, Hulk pode afirmar que teve uma grande trajetória no futebol. Do início, na base do Serrano-PB, passando pelo Vitória até ir ao Japão, o paraibano virou realidade na Europa. Tanto é que voltou a Ásia e brilhou na China. E ao voltar ao Brasil, mostrou ao país que realmente foi e ainda é um craque da bola.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Compartilhe

Anterior
Projeto de alfabetização ‘Sal da Terra’ começou para que mães conseguissem ensinar os filhos
Próximo
Na CBN: Alcindor Vilarim quer usar experiência para “remendar” relação de Bruno com a Câmara
Veja também