Sem categoria

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 80 cidades da Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade para 81 cidades da Paraíba; veja lista.

Dani Fechine

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (14) um alerta amarelo de baixa umidade para 81 municípios da Paraíba. O aviso é válido até as 21h.

Nas cidades sob alerta de baixa umidade, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde nesses locais.

O Inmet recomenda que os moradores das cidades em alerta bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e que não se exponham ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Cidades sob alerta de baixa umidade

Água BrancaAguiarAparecidaBelém do Brejo do CruzBernardino BatistaBoa VenturaBom JesusBom SucessoBonito de Santa FéBrejo do CruzBrejo dos SantosCachoeira dos ÍndiosCacimba de AreiaCajazeirasCajazeirinhasCarrapateiraCatingueiraCatolé do RochaConceiçãoCondadoCoremasCurral VelhoDiamanteEmasIbiaraIgaracyImaculadaItaporangaJericóJoca ClaudinoJuruLagoaLastroMãe d’ÁguaMaltaManaíraMarizópolisMato GrossoMaturéiaMonte HorebeNazarezinhoNova OlindaOlho d’ÁguaPatosPaulistaPedra BrancaPiancóPoço DantasPoço de José de MouraPombalPrincesa IsabelQuixabaRiacho dos CavalosSanta CruzSanta HelenaSanta InêsSantana de MangueiraSantana dos GarrotesSanta TeresinhaSão BentinhoSão BentoSão DomingosSão FranciscoSão João do Rio do PeixeSão José da Lagoa TapadaSão José de CaianaSão José de EspinharasSão José de PiranhasSão José de PrincesaSão José do BonfimSão José do Brejo do CruzSão MamedeSerra GrandeSousaTavaresTeixeiraTriunfoUiraúnaVárzeaVieirópolisVista Serrana

O que significam as cores dos alertas do Inmet?

Alerta amarelo: perigo potencial

A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’.

A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Alerta laranja: perigo

A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’.

A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz..

Alerta vermelho: grande perigo

Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’.

O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

É importante destacar que o aviso vermelho é o mais preocupante, mas o instituto recomenda medidas preventivas que podem contribuir para proteção antes das fortes chuvas:

desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
observar a alteração nas encostas permanecer em local abrigado
em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos
as informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Como consultar os alertas do Inmet

As informações sobre os avisos para cada estado estão disponíveis no site do próprio Inmet.

Compartilhe

Anterior
Como funciona o ‘Jogo de Planilhas’? – artifício que teria superfaturado obras em Patos
Próximo
Bairros da Grande João Pessoa ficam sem água neste sábado (14): veja lista
Veja também