divulgação
A Câmara de João Pessoa vai ganhar só mais uma vereadora a partir do próximo ano, mesmo com aumento das cadeiras de 27 para 29 e uma campanha ostensiva da Justiça Eleitoral pelo aumento da participação feminina nas eleições
Além da reeleição de Eliza Virgínia (PP), os eleitores da capital escolheram apenas Jailma Carvalho (PSB). Ela, inclusive, foi a segunda mais votada, com 10.127 votos.
Mas não avançou mais do que isso. As outras 27 vagas serão ocupadas por homens. 18 deles são os mesmos eleitos em 2020. Haverá renovação em nove cadeiras.
Há possibilidade de aumento nesse ‘placar’ com eventual pedido de licença dos titulares.
A primeira e segunda suplência da federação FéBrasil (PT, PCdoB e PV), por exemplo, são de mulheres: Estela Bezerra (PT), ex-deputada estadual e suplente de federal, que obteve 5.348; e Gabi Benvenutty (PT), que alcançou 3.462.
O Agir, que elegeu Luís da Padaria (Agir), tem como primeira suplente Alyne Moreira; o Republicanos, com sete cadeiras a partir de 2025 fez uma segunda e terceira suplente que é a Capitã Rebeca e Rebeca Sodré. O PSB tem como suplente Fabíola Resende.