‘Educação: onde tudo começa’: JPB2 começa a transmitir série de reportagens nesta quarta (18).
Gustavo Demétrio
A série especial de reportagens “Educação: onde tudo começa” estreia nesta quarta-feira (18) no JPB2. São três episódios que abordam situações como os altos e baixos indices de Ideb das cidades, distorção idade/série, acesso à creche, e como essas questões impactam a vida da população.
A série ‘Educação: onde tudo começa’ tem como foco as Eleições 2024 e propõe mapear os problemas dos municípios a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a produção visou encontrar histórias que ajudam a entender os motivos que fazem da educação um tema central para o debate eleitoral.
A jornalista Ana Beatriz Rocha, que assina as reportagens e também a produção, comentou com o Jornal da Paraíba como a ideia da série ‘Educação: onde tudo começa’ surgiu.
Então, a série surge a partir do entendimento de que, se a gestão municipal foca na educação de qualidade, ela está focando em vários outros setores da sociedade. Então, a ideia é trazer a educação para o centro do debate eleitoral, mostrando aos seus espectadores porque eles precisam se atentar pras propostas relacionadas à educação na hora de escolher prefeito, na hora de escolher variável
Ana Beatriz Rocha – Jornalista
A série foi produzida com os dados divulgados pelo IBGE, dados do Censo Escolar, que mostram o diagnóstico das cidades paraibanas. Além disso, foram usados exemplos de algumas cidades, exemplos ruins, que podem melhorar, e exemplos bons.
A gente fala sobre licença creche, sobre os números do IDEB, sobre alfabetização. E a gente procurou ainda soluções em outros estados, como Piauí, que tem Teresina, capital do Piauí, Teresina. É uma capital que tem se destacado muito positivamente nos últimos anos na educação e a gente procurou exemplos para saber por onde a gente pode caminhar
Ana Beatriz Rocha – Jornalista
Processo de produção da série ‘Educação: onde tudo começa’
Ana Beatriz explica que foi necessário mapear a situação dos municípios da Paraíba e, com base nesses dados, buscar histórias que pudessem contar e traduzir esses dados para os telespectadores.
É um trabalho que a gente fez com muita responsabilidade, muita calma, mas estamos muito felizes com o resultado, principalmente com poder estimular esse diálogo nos telespectadores, de entender a importância da educação que está na centralidade e, quem sabe, de alguma forma, ajudar os gestores a criarem políticas públicas, propostas de campanha e que podem, em seguida, se tornar políticas públicas para que a gente possa melhorar a situação da educação nas nossas cidades, porque assim a gente pode melhorar a sociedade intei
Ana Beatriz Rocha – Jornalista
Sobre ‘Educação: onde tudo começa’
‘Educação: onde tudo começa’ traz essa complexidade das situações referentes à educação em cada município, o impacto na vida das pessoas, e no fim vai trazer possíveis caminhos para a melhoria.
A série tem produção de Diogo Pinheiro e de Ana Beatriz, que também assina a reportagem. Já a edição é de Giovana Rossini e Saulo Sandim.