Sem categoria

Justiça suspende veiculações de guias eleitorais de Queiroga e Ruy com ataques a Cícero

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

O juiz Adilson Fabrício, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, determinou, nesta sexta-feira (13), a suspensão imediata da veiculação de guias eleitorais da TV dos candidatos Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), com ataques ao prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição. Em caso de descumprimento, eles terão que pagar multa diária de R$ 20 mil.

O juiz também determinou que os candidatos se abstenham de novas divulgações com igual conteúdo, com a advertência da possibilidade de configuração de crime de desobediência

Nas inserções, os candidatos oposicionistas fazem referência à Operação Mandare, da Polícia Federal, na qual a filha de Cícero e secretária executiva da Saúde, Janine Lucena, foi uma dos alvos. 

Decisão do juiz

O entendimento do juiz é que, ainda que a filha do prefeito e funcionários da Prefeitura de João Pessoa estejam sob investigação, e não a pessoa dele – representante – , “isso não confere aos representados o direito de, no horário eleitoral gratuito, que tem por objeto a divulgação das mensagens e propostas dos candidatos com vista a angariar votos, associar indevidamente a sua pessoa com os fatos supostamente criminosos”.

Ainda segundo ele, “À luz do entendimento do TSE, na espécie, tem-se conteúdo ainda mais gravoso, porquanto além de não existir condenação judicial específica, ou, ao menos, acusação formal nesse sentido, o representante sequer é alvo da investigação criminal referenciada na propaganda”.

Compartilhe

Anterior
Por quem você se deixa influenciar nas redes sociais?
Próximo
Aprovado em medicina após nota máxima em matemática dá dicas de estudos para o Enem
Veja também