Cartaxo na convenção
O ex-prefeito Luciano Cartaxo, do PT, teve o nome oficializado hoje como candidato a prefeito de João Pessoa pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PC do B e PV. O evento, na sede dos bancários da Capital, reuniu centenas de militantes e simpatizantes.
O petista chega a esse momento de convenção sem conseguir unir totalmente a esquerda pessoense. Apesar de formalmente reunir praticamente todos os partidos desse campo, com a decisão da Federação PSOL/REDE de apoiar o projeto, Cartaxo não conseguiu ainda ter o engajamento de alguns dirigentes dessas legendas – a exemplo do PC do B e PV.
Eles permanecem, informalmente, apoiando a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).
Mas com a retirada da candidatura de Celso Batista, do PSOL, Cartaxo consegue algo importante, buscado por ele desde o início da pré-campanha: ser a única candidatura majoritária em João Pessoa, competitiva, da esquerda.
É que as demais competitivas, Ruy, Cícero e Queiroga, estão posicionadas na centro-direita.
Não à toa Cartaxo decidiu que um dos pilares de seu projeto será ‘colar’ em Lula. Uma das músicas de campanha, inclusive, faz alusão ao L de Lula e de Luciano. A intenção é apresentar a chapa como o ‘time de Lula’.