Inmet emite alerta de chuvas intensas para 41 cidades da Paraíba.
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas amarelo para 41 cidades do Sertão da Paraíba. O alerta representa perigo potencial de chuvas intensas e foi emitido nesta quarta-feira (19), com validade até às 11h da quinta-feira (20).
Para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada são encontrados no RU da UFPB
Além disso, de acordo com o Inmet, o alerta de chuvas mostra baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesses casos, o Inmet recomenda que:
Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Cidades em alerta de chuvas amarelo
O Jornal da Paraíba reuniu abaixo as 41 cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas na Paraíba.
AguiarAparecidaBelém do Brejo do CruzBernardino BatistaBom JesusBom SucessoBonito de Santa-FéBrejo do CruzBrejo dos SantosCachoeira dos ÍndiosCajazeirasCarrapateiraCatolé do RochaConceiçãoJericóJoca ClaudinoLagoaLastroMarizópolisMato GrossoMonte HorebeNazarezinhoPaulistaPoço DantasPoço de José de MouraPombalRiacho dos CavalosSanta CruzSanta HelenaSão BentoSão DomingosSão FranciscoSão João do Rio do PeixeSão José da Lagoa TapadaSão José de PiranhasSão José do Brejo CruzSerra GrandeSousaTriunfoUiraúnaVieirópolis
O que significam as cores dos alertas do Inmet?
Alerta amarelo: perigo potencial
A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Alerta laranja: perigo
A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Alerta vermelho: grande perigo
Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
É importante destacar que o aviso vermelho é o mais preocupante, mas o instituto recomenda medidas preventivas que podem contribuir para proteção antes das fortes chuvas:
Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energiaObservar a alteração nas encostas permanecer em local abrigadoEm caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos
As informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)Como consultar os alertas do Inmet As informações sobre os avisos para cada estado estão disponíveis no site do próprio Inmet.