Peixes da espécie Moreia foram encontradas mortas em praias de João Pessoa, nesta quinta-feira (26)..
TV Cabo Branco/Reprodução
Mais de 130 moreias foram encontradas mortas em praias de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (26). Os peixes foram avistados por moradores e banhistas em praias como Jardim Oceania, Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) informou que recolheu 139 moreias e continua recolhendo as que estão sendo trazidos pelo mar.
Amostras dos animais foram enviados para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para análise.
Em nota, a Sudema informou que equipes foram enviadas aos pontos da ocorrência para averiguar as condições de cada local e para coletar amostras de água e dos peixes encontrados nas praias.
Os animais serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.
Moreias encontradas mortas serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.
TV Cabo Branco/Reprodução
Moreias vivem nos corais
O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Instituto Peixes da Caatinga, Telton Ramos, comentou que as moreias são peixes que vivem em tocas dentro dos corais e permanecem nesses habitats.
Telton destaca que a aparição das moreias pode ter ocorrido por diversos fatores:
Alguma poluição pode atingir esses peixes, algum patógeno causado por poluição. Mas pode ser causas naturais. Pode haver uma mudança de temperatura, como pode ser também mudanças na salinidade, causando a morte desses animais
Telton Ramos – pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Instituto Peixes da Caatinga
Além disso, Telton destaca que é preciso coletar alguns exemplares dessas moreias para ser feita uma biópsia, além de fazer mergulhos no local para verificar os corais, a temperatura da água e sua salinidade.