Guia Eleitoral teve início nesta sexta-feira (30).
Foto: KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O guia eleitoral no rádio e na televisão teve início nesta sexta-feira (30). Em João Pessoa e Campina Grande, principais cidades do estado, o eleitor não identificou grandes mudanças em relação ao que foi visto em anos anteriores.
João Pessoa
Quem abriu o guia eleitoral em João Pessoa foi Cícero Lucena (PP), que busca a reeleição. Ele usou seu tempo (o maior entre todos os candidatos) para apresentar um balanço de sua gestão até agora, e trouxe para o guia seus principais apoiadores na disputa: o governador João Azevêdo (PSB) e o seu vice, Léo Bezerra (PSB).
Luciano Cartaxo (PT), por sua vez, apostou na estratégia de explorar seu principal aliado: o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). O ex-prefeito, que tenta seu terceiro mandato, também destacou que é o candidato do presidente Lula na disputa eleitoral na capital.
Marcelo Queiroga (PL) foi o que mais apostou na apresentação de seu perfil ao eleitorado. O ex-ministro da Saúde destacou seu currículo e se posicionou como o candidato do ex-presidente Bolsonaro na capital.
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) adotou uma estratégia mais diferenciada, focando já no primeiro guia em mostrar os problemas de João Pessoa, como a revitalização do Centro Histórico e a melhoria do transporte coletivo, assim como possíveis soluções para esses problemas caso eleito.
Campina Grande
Em Campina Grande, neste primeiro dia, o guia eleitoral foi aberto por Inácio Falcão (PC do B), que adotou uma estratégia bem diferente dos demais candidatos. O deputado estadual não se preocupou em se apresentar, mas em criticar o modelo de gestão do atual prefeito Bruno Cunha Lima, principalmente na área da saúde. Inácio, que até o momento é o único candidato oficial de Lula na Rainha da Borborema, não mencionou o presidente em seu guia.
Artur Bolinha (Novo) seguiu a mesma estratégia de Queiroga na capital e, mesmo sendo conhecido pelo eleitorado, fez questão de apresentar seu currículo como empresário e gestor e mais questão ainda de “ressignificar” a sua imagem no meio político. No guia, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, líderes nacionais do PL, pediram voto para a vice na chapa de Bolinha, a médica Annelise Meneguesso, presidente municipal do partido.
Bruno Cunha Lima (União Brasil), que busca a reeleição e detém o maior tempo de guia, utilizou seu programa para exaltar a sua convenção, apresentando falas das lideranças políticas que estiveram presentes no lançamento de sua candidatura. A prestação de contas de seu mandato e as propostas em caso de reeleição foram deixadas para um segundo momento.
André Ribeiro (PDT), com pouco tempo de guia devido à baixa representação de seu partido no Congresso, focou em suas ações enquanto ex-secretário executivo de Tecnologia e Inovação da Paraíba, além de seu trabalho como advogado. Como tem feito durante a campanha, André conclamou o eleitorado a acompanhar suas ideias através de suas redes sociais.
Dr. Jhony Bezerra (PSB), que conta com o apoio do governo da Paraíba neste processo eleitoral em Campina, optou por não criticar Bruno Cunha Lima neste primeiro momento. Seu foco foi em mostrar sua identificação com Campina, uma vez que é o único candidato na disputa que não nasceu na cidade, e destacar o saldo de sua gestão como secretário de Saúde do estado.
Nelson Júnior (PSOL) não enviou o material do seu guia eleitoral
O guia teve início hoje e segue até o dia 3 de outubro e as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.
Texto: Pedro Pereira