Sem categoria

OPINIÃO: Tragédia com ônibus escolar em Pilões deve ser um alerta para prefeituras da Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Pessoas que passavam pelo local também ajudaram no resgate.

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A tragédia com ônibus escolar entre as cidade de Pilões e Cuitegi, nesta terça-feira (01), deve ser um alerta para prefeituras de toda Paraíba. 

Dois jovens mortos, mais de trinta feridos, muita dor e a revelação da negliência ou omissão na operacionalização desse tipo de atividade.

Há culpados e eles precisam ser punidos. Como exemplo. 

O ônibus não foi vistoriado. O ônibus não deveria ser usado para viagens intermunicipais porque não tinha cintos de segurança. E como fazia um percurso com curvas, ladeiras e abismos, o cuidado com a mecânica deveria ser redobrado. 

A prefeitura “não lava as mãos” ao dizer que o equipamento era terceirizado. A empresa “não lava as mãos” ao dizer que a estrada era perigosa.

Os órgãos de fiscalização “não lavam as mãos” ao afirmarem que não havia vistoria.

Se circulava diariamente sem sinalização de que foi vistoriado, alguém deixou passar, até a tragédia acontecer. 

Não precisa ter um relatório, nem um diagnóstico específico de qualquer perícia, para registrar que o risco de acontecer outras cidades estado afora é iminente. 

Não está cristalizado na nossa cultura de prevenção colocar a lupa permanente nesses riscos. 

Outras tragédias como essa podem acontecer porque ônibus escolares autorizados a circular dentro das cidades devem estar circulando entre os municípios. 

Outros ônibus de dezenas de municípios paraibanos, sem cumprir as regras, devem ser, a cada dia, paus de arara modernos.  

Infelizmente, essas duas mortes devem servir para alguma coisa. Gestores, empresas prestadores de serviço e órgãos de controle e fiscalização têm a dor de uma cidade como motivo para serem mais eficientes. 

Compartilhe

Anterior
Adolescentes são enterrados em cemitério de Pilões um dia após acidente envolvendo ônibus escolar
Próximo
Entenda vistoria pela qual ônibus escolar deveria ter passado
Veja também