Sem categoria

Oposição protocola AIJE para apurar ‘maquiagem contábil’ em gastos de prefeitura da Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Cerca de 2 mil técnicos trabalharão nas eleições 2024 na Paraíba.

(Foto: Divulgação / TRE)

Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tendo como investigados a prefeita atual, a candidata eleita e o vice-prefeito eleito da cidade de São José do Brejo do Cruz, no Sertão.

A denúncia, movida pelo Partido Progressistas (PP), aponta abuso de poder político e econômico.

O pedido inclui a cassação dos diplomas, a inelegibilidade dos envolvidos e o pagamento de multas.

De acordo com a denúncia, a prefeita Ana Maria teria beneficiado a candidatura de Kledyanne Cristina da Silva Gomes, agora eleita prefeita, e do vice-prefeito eleito Erivaldo Bernardino. Entre as irregularidades apontadas estão uma suposta manipulação contábil para dificultar a fiscalização e beneficiar a distribuição de bens em pleno ano eleitoral.

Despesas destinadas à aquisição de materiais para distribuição gratuita, como gêneros alimentícios e materiais de construção, teriam sido registradas no elemento de despesa nº 30 (“Material de Consumo”), quando deveriam ser alocadas no elemento nº 32 (Materiais, bens ou serviços para distribuição gratuita). 

A denúncia também aponta contratações temporárias excessivas e de caráter eleitoreiro. 

O 3º turno, em São José do Brejo do Cruz, foi iniciado. Em toda a Paraíba mais de 140 ações deste tipo (AIJEs) foram ajuizadas na Justiça – oriundas das eleições deste ano. 

O Blog ainda não conseguiu contato com a prefeita Ana Maria, nem com a prefeita eleita, Kledyanne Cristina; ou o seu vice, Erivaldo Bernardino. O espaço, claro, está aberto. 

Compartilhe

Anterior
Vereador de Campina propõe retirada de incentivo às ‘bets’ do Código Tributário da cidade
Próximo
Causa da morte de jovem que caiu de carro nos Bancários foi atropelamento, conclui polícia
Veja também