Sem categoria

Oscar 2025: saiba tudo sobre a cerimônia de premiação

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

O Oscar 2025 está entre os assuntos mais comentados na internet. O Brasil pode ter como representante o filme “Ainda Estou Aqui“, de  Walter Salles, que venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. 

Acesse o Guia Qual a Boa

O Jornal da Paraíba te deixa por dentro de tudo que você precisa saber sobre o Oscar 2025 (confira abaixo).

Estatuetas do Oscar, principal premiação do audiovisual mundial | Foto: Divulgação.

Oscar 2025

A cerimônia de premiação do Oscar 2025 acontecerá no dia 2 de março do próximo ano, um domingo, no Teatro Dolby Hollywood, Los Angeles, Califórnia. 

De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o comediante e apresentador de talk show Conan O’Brien, americano de 61 anos, será responsável por apresentar o evento.

A lista dos filmes pré-selecionados para concorrer ao prêmio será divulgada no dia 17 de dezembro, e todos os indicados oficiais serão divulgados somente no dia 17 de janeiro.

‘Ainda estou aqui’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar.

Reprodução

‘Ainda Estou Aqui’

O filme “Ainda estou aqui” foi escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema.

O longa venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. O longa também recebeu críticas positivas da mídia estrangeira após exibição no Festival de Toronto. Alguns colocam a produção brasileira entre os favoritos para conseguir a indicação a melhor filme internacional.

Fernanda Torres foi elogiada por sua atuação como a protagonista da adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, de 2015. No filme, ela interpreta Eunice Paiva, mãe do escritor. Fernanda Montenegro, mãe da atriz, faz participação como a personagem mais velha..

A obra conta a história de Eunice Paiva, que estudou Direito e se reinventou como uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil depois do assassinato de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar em 1971.

“Ainda Estou Aqui” entrou em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro e já alcançou a marca de 1 milhão de espectadores.

Divulgação

‘O Sertão Vai Vir Ao Mar’

O filme “O Sertão Vai Vir Ao Mar”, produzido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, está entre os filmes elegíveis para representar o Brasil no Oscar 2025, maior prêmio do audiovisual mundial. A lista com os representantes ainda não foi divulgada, mas a produção pode concorrer na categoria de curtas-metragens de ficção live action.

O filme foi gravado após a Rede Paraíba ser selecionada pela Globo, junto com outras duas afiliadas (a Rede Amazônica e a Verdes Mares) para produzir um telefilme em parceria com a emissora. O roteiro de “O Sertão Vai Vir Ao Mar” foi submetido na seleção e a Globo o selecionou.

A produção foi filmada nas cidades de Pilar, São Miguel de Taipu e João Pessoa, e contou com nomes de vários atores paraibanos, como Buda Lira, Zezita Matos, Lucas Veloso e Joálisson Cunha, no elenco.

“O Sertão Vai Vir Ao Mar” foi exibido na tela da Globo em fevereiro deste ano, na Tela Quente. O filme segue disponível no Globoplay.

Compartilhe

Anterior
Justiça da PB condena mais negros do que brancos por tráfico; especialistas explicam o porquê
Próximo
Dignidade do sorriso: após 20 anos do Brasil Sorridente, muitos ainda não têm acesso ao básico
Veja também