Sem categoria

Padre Ibiapina é reconhecido como ‘venerável’ pelo Papa Francisco

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Foto: Reprodução/Santuário Padre Ibiapina.

O Papa Francisco autorizou, nesta segunda-feira (31), o decreto que declara o Padre José Antônio de Maria Ibiapina como “venerável”, reconhecendo as “virtudes heroicas” dele e aproximando-o da canonização.

A decisão, celebrada com o toque dos sinos nas igrejas da Diocese de Guarabira, na Paraíba, marca um avanço no processo de beatificação do religioso, que há 40 anos é estudado pela Igreja Católica.

“Para todos nós foi motivo de alegria nesta manhã receber a notícia da venerabilidade do Padre Ibiapina. Sabemos do reconhecimento das virtudes heroicas do venerável padre ibiapina.”, disse o bispo diocesano Dom Aldemiro Sena.

LEIA TAMBÉM:

IPTU de João Pessoa e Campina Grande pode ser pago com desconto até esta segunda (31)

Além disso, o bispo também destacou que a causa envolveu décadas de pesquisas com historiadores, teólogos e cardeais, incluindo um especialista do Vaticano.

Como funciona o processo daqui para frente?

O reconhecimento como “venerável” é o segundo dos quatro passos necessários para que Padre Ibiapina seja declarado santo. O padre Demétrio Morais, reitor do Santuário Padre Ibiapina, explicou o processo:

Servo de Deus: primeiro reconhecimento dado pela Igreja. O bispo responsável reúne testemunhos sobre a vida e as virtudes do candidato e encaminha o processo ao Vaticano.Venerável: a segunda etapa ocorre quando o Papa reconhece que o candidato viveu de forma exemplar a fé e a caridade. Esse é o título concedido agora a Padre Ibiapina.Beato: com a comprovação de um milagre atribuído ao Venerável, a Igreja autoriza sua beatificação.Santo: com a comprovação de um segundo milagre, o candidato à santidade pode ser canonizado e declarado oficialmente santo pela Igreja.

“Agora o bispo diocesano vai instituir um novo tribunal para catalogar os milagres que já vão chegando”, explicou o padre Demétrio Morais.

Caso um milagre seja reconhecido, Padre Ibiapina poderá ser beatificado, avançando para a fase final da canonização.

Quem foi Padre Ibiapina?

Nascido em Sobral, no Ceará, em 1806, Ibiapina teve uma trajetória incomum: formou-se em Direito, foi juiz, delegado e até deputado federal, onde propôs leis contra o tráfico de escravos. Mas, em 1850, abandonou a carreira jurídica para se tornar sacerdote.

Ordenado em 1853, dedicou-se a missões no sertão, construindo orfanatos, hospitais e capelas durante epidemias de cólera – o que lhe rendeu o apelido de “peregrino da caridade”.

Paralisado nos últimos anos de vida, faleceu em 1883, na Paraíba, onde sua fama de santidade persiste.

Compartilhe

Anterior
‘E quem cuida de mim?’ Série revela realidade dos cuidadores familiares
Próximo
Oswaldo Trigueiro assume Presidência do TRE-PB e fala em aproximar Justiça Eleitoral do eleitor
Veja também