‘Papo Jovem’: projeto da Rede Paraíba com UFPB debate política com foco nos jovens.
TV Cabo Branco
O Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, estreia nesta quarta-feira (14) o projeto ‘Papo Jovem’. A ideia da iniciativa é tratar de política com um foco nos jovens. O projeto é uma parceria da Rede Paraíba de Comunicação com o curso de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Nesta primeira temporada da série, os estagiários de jornalismo da Rede Paraíba se uniram aos universitários de radialismo e jornalismo e foram discutir política em escolas públicas, ONGs e no próprio campus da UFPB.
Os episódios do ‘Papo Jovem’ também vão poder ser conferidos no Jornal da Paraíba.
Sobre o que é o ‘Papo Jovem’?
O projeto tem como pauta principal os temas que vão marcar o processo eleitoral deste ano. Em cinco episódios com grupos de jovens e adolescentes de diferentes lugares e idades, serão apresentados bate-papos sobre cidadania, direito ao voto, o papel do prefeito, do vereador, o que são as políticas públicas, o perigo das fake news e a importância da democracia.
“Papo Jovem” é o novo programa exibido dentro do telejornal Bom Dia PB, abordando temas políticos sob a perspectiva do público jovem..
Mabel Pontes
Quem está por trás do ‘Papo Jovem’?
O projeto é orientado pelo editor geral de jornalismo da Rede Paraíba, Laerte Cerqueira, e pela professora de Jornalismo da UFPB, Fabiana Siqueira.
“Esse projeto surge a partir de um projeto de extensão que tem ligação com os cursos de comunicação da UFPB e também com uma parceria direta com a TV Cabo Branco, através do professor Laerte, que é jornalista. Laerte Cerqueira é jornalista da TV Cabo Branco, mas também é professor aqui no programa de Pós-Graduação em Jornalismo, o PPJ, na UFPB. A gente está trabalhando de uma forma integrada, unindo os jovens para debater assuntos que interessam a comunidade, que interessam a toda a sociedade”, explica a professora Fabiana Siqueira.
“É um momento eleitoral crucial em que os jovens precisam ter consciência do papel deles no processo da escolha dos seus representantes no Executivo do Legislativo e entender o papel deles como cidadãos, a importância deles no processo de disseminação das informações que circulam na rede. […] Nesse primeiro momento a grande questão é essa, a gente precisa fazer com que esses jovens entrem no debate público. É bom lembrar que nesse primeiro momento a gente vai falar de eleição e de política, mas virão outros temas na área da saúde, da educação, do turismo”, enfatiza Laerte Cerqueira.
“Ver tanto a nossa equipe aqui da Rede Paraíba, como o pessoal lá da UFPB realizando esse projeto foi um dos maiores orgulhos que eu já senti na profissão até o momento. […] É uma ideia da gente junto com um desejo da empresa de que política se discute sim com as pessoas mais jovens, inclusive essas pessoas devem buscar o seu protagonismo dentro da política. Vamos ser a ponte entre a linguagem da política e essa juventude”, afirma Guilherme Bezerra, estagiário da TV Cabo Branco e estudante de jornalismo na UFPB.